Inspectores da ANIESA tentaram negociar 137 milhões de kwanzas a favor do Estado em troca de 5 milhões para ‘desbunda’
O serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 8, no município de Cacuaco, em Luanda, quatro cidadãos nacionais com as idades compreendidas entre 27 e 37 anos, inspectores da ANIESA , detidos em flagrante por factos que configuram extorsão numa empresa chinesa sedeada no município de Viana.
Por: Kihunga Bessa
Os indivíduos, de acordo com o Porta-voz do SIC-Geral, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, foram flagrados quando fiscalizavam uma empresa chinesa, no município de Viana, que se encontrava com várias irregularidades, tais como: falta de letreiro, falta de livros de cálculo, sendo que a empresa tinha uma multa avaliada em 137 milhões de Kwanzas.
Numa negociata fraudulenta, os inspectores da ANIESA pretendiam receber 5 milhões de Kwanzas, declinando os 137 milhões estabelecidos na multa.
O oficial do SIC, adiantou que a detenção dos inspectores só foi possível porque houve um trabalho aturado dos seus efectivos, que, através da Direcção Central de Operações, em coordenação com outras forças de Defesa e Segurança, conseguiram desmantelar o grupo.