ANIESA cada vez mais corrupta: Três Inspectores encarcerados por tentativa de extorsão
Tratam-se dos cidadãos Nelson Helena Bartolomeu, Paulo Lopes e Ledmel Jorge de Sousa e Silva, de 52, 46 e 59 anos de idade respectivamente. De acordo com dados apurados pelo NA MIRA DO CRIME, estes três funcionários da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) foram detidos em flagrante delito, quando tentavam extorquir 50 mil kwanzas de um cidadão indiano.
Por: Matias Miguel
Os factos aconteceram no Golfo 2, município do Kilamba Kiaxi, quando os acusados, devidamente documentados, dirigiram-se a uma loja do empresário indiano, identificado como Afaze Savani e, mesmo ao terem encontrado toda documentação do espaço legal, os mesmos exigiam um pagamento (não justificado) de 50 mil kwanzas.
A vítima, indignada, rapidamente accionou a Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE), que enviou uma equipa de Inspectores acompanhados de efectivos da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
No local, os inspectores da ANIESA foram flagrados com os valores, e consequentemente detidos.
Na ocasião, o administrador municipal do Kilamba Kiaxi, Fernando Cardoso, alegou que o acto é ilegal, não obstante os funcionários em causa estarem autorizados a realizar actividade Inspectiva naquela circunscrição, conforme a ordem de missão que portavam.
Porém, disse, em nenhum momento deveriam proceder contrariamente aos preceitos legais que norteiam a sua actividade.
Para efeito e nos devidos termos, os mesmos sob detenção, foram entregues ao SIC para as medidas que se impõem.