‘Repousa’ na cadeia subinspector do SME que exigia 140 mil kwanzas para entrega de passaporte
Ramos Augusto Manuel da Costa, de 34 anos de idade, Subinspector dos Serviços de Emigração e Estrangeiro (SME), foi detido na terça-feira (18) às 11horas, no posto de serviço do SME no bairro Cassequel, Distrito Urbano da Maianga, em flagrante delito quando recepcionava 140 mil kwanzas de uma cidadã, como condição para lhe entregar o passaporte
Por: Matias Miguel
Uma equipa da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) acompanhada por efectivos dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) e Inspectores do Comando Geral da Polícia Nacional, depois de uma denúncia ao Call Center da IGAE, deslocou-se ao posto do SME no Cassequel, e flagraram Pedro Augusto, de 40 anos, empregado de limpeza a, recepcionar o valor de 140 mil kwanzas.
Indagado Pedro Augusto, o mesmo disse que obedecia apenas orientações do chefe Ramos Augusto Manuel da Costa, Subinspector do SME.
O NA MIRA DO CRIME sabe que, em visita recente da IGAE àquela unidade, os Inspectores registaram irregularidades susceptíveis de responsabilização, tendo alertado para adoptarem melhores práticas e absterem-se de actos que mancham o bom nome da Instituição.
A denunciante, uma cidadã de 38 anos de idade, dando conta da exigência que lhe estava a ser imposta pelo Subinspector Ramos da Costa do SME, pelo facto de ter em posse o passaporte de sua filha, teria que desembolsar o valor referido como condição para receber o documento.
Diante dos factos, o mesmo foi detido, apreendido o valor em causa e, nos devidos termos, entregue aos técnicos do SIC para a prossecução da acção processual penal subsequente e ser responsabilizado em julgamento sumário.
A IGAE lembra aos funcionários públicos e agentes administrativos que não terá contemplações com actos que denigrem a imagem do Estado e, aos cidadãos que se virem molestados com exigências descomunais, devem denúnciá-las ao número 119, (Call Center) cuja chamada é grátis.