Vietnamita detida no Aeroporto 4 de Fevereiro por tráfico de chifres de Rinocerontes
O Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em coordenação operativa com outras forças do sistema de segurança do Aeroporto, detiveram, nesta sexta-feira, 18, uma cidadã de nacionalidade Vietnamita, de 35 anos de idade, turista, por tráfico de 13 Chifres de Rinoceronte, dissimulados em duas malas de viagem com o peso de 30, 4 quilos.
Por: Belchior Resende
A detenção, de acordo com o Porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, ocorreu no momento do embarque de passageiros do Voo da companhia Aérea Emirates Airlines, que seguiu para o Dubai.
O SIC apurou de forma preliminar que as duas malas foram devidamente trabalhadas com uma estrutura metálica de modos a disfarçar, logo que fosse introduzido no sistema magnético do Raio X.
Importa referir que esta detenção é resultado de um trabalho de inteligência criminal no âmbito do Plano operativo de combate aos crimes de Agressão Ambiental nas zonas de fronteira do território nacional.
Diante da gravidade dos factos, as duas malas com os Chifres de Rinoceronte foram apreendidas como matéria probatória do crime.
Salientar que a cidadã detida será presente ao Ministério Público para ulteriores trâmites legais, enquanto diligências prosseguem para esclarecimento total do crime.