Prostituição infantil e consumo de drogas preocupam moradores da Centralidade do Sequele
Os moradores da centralidade do Sequele, no município de Cacuaco, em Luanda, queixam—se da elevada onda de prostituição e consumo de drogas por menores de idade e apontam os realizadores de festas e vendedores de bebidas alcoólicas como principais fornecedores dos produtos nocivos.
Por: Kihunga Bessa
Depois de várias denúncias de moradores daquela Centralidade sobre o elevado número de consumo de drogas e envolvimento de menores na prostituição, na sexta feira, 25, uma equipa deste jornal rumou para o Sequele para ouvir às pessoas. No local, percebemos que o assunto é sério e exige medidas urgentes.
De acordo com os nossos entrevistados, o que se constata diariamente na centralidade do Sequele, com maior destaque nas ruas 9, 10, e 11 e no bairro Mayé Mayé, é grave, sobretudo porque menores com idades entre 13 e 14 anos são os mais envolvidos.
Manuel Quissanga, 46 anos de idade, morador no município de Viana, segurança de um edifício abandonado pelo governo junto ao mercado do Sequele, refere que a estrutura serve de refúgio preferido pelos alunos durante o intervalo e depois da saída, e aí tudo acontece.
Salientou que, de noite, o cenário toma contornos ainda mais preocupantes, envolvendo todas as idades; o que exige a intervenção das autoridades policiais.
"Queremos que além dos moradores, que têm feito o que podem, haja também o policiamento constante, de formas a parar essa onda de prostituição infantil e consumo de drogas", apelou.
Questionado sobre a proveniência das drogas, Quissanga e Fernando, seu colega, revelaram que o mercado local é um dos pontos de venda.
"Muitos desses adquirem mesmo no mercado, onde os vendedores de cartões de saldo e bebidas empacotadas ensaiam as senhas reveladoras da existência do produto”.
Já Ariete Mbala, de 52 anos de idade, moradora da centralidade, disse ser uma preocupação autêntica para quem é pai ou mãe ver os episódios que acontecem principalmente aos finais de semana.
Informou também que "o mais agravante é o facto de menores de 13, 14 anos se envolverem com homens de 40 e 50 anos”.
Jerónimo Panzo André, de 36 anos, também morador, realçou que os promotores de festas na rua 9, uma das mais movimentadas e famosas em prostituição, são os principais fornecedores de drogas.
"Chegamos à conclusão que são esses os fornecedores dos produtos, porque não é à toa que são realizadas tais festas todos os finais de semana", acusou.
Numa conversa mantida com uma menor de 16 anos de idade, que se chama Isabel Pereira dos Santos, moradora de Cacuaco Sede, ela defende que o custo de vida no país está na base dessas práticas.








