Major das extintas FALA apanhada com mais de meio milhão de dólares falsos
Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Nacional de Identificação e Cadastro em coordenação operativa com a Direcção Central de combate aos Crimes contra o Património, deteve, em flagrante delito, na tarde desta terça-feira, 11, nos distritos urbanos do Sambizanga, município de Luanda e Zango-2, município de Viana, dois cidadãos nacionais, destes uma do sexo feminino, de 53 e 74 anos de idade, por factos que configuram os crimes de contrafacção de moeda, passagem e colocação em circulação de moeda falsa ou falsificada na forma tentada.
Por: Ngunza Chipenda
Tratam-se dos cidadãos Jorge Tchimbico, de 53 anos de idade, e Maria Madalena Vilarinho “Boneca”, de 74 anos de idade, ex-militar das extintas FALA, com a patente de Major.
De acordo com o responsável máximo da Comunicação Institucional do SIC, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, os detidos foram encontrados com 520 mil dólares norte-americanos falsos.
De acordo com o oficial, o caso é resultado do desmantelamento da rede criminosa que se dedicavam a contrafacção de moeda, apresentados na semana passada (https://www.namiradocrime.info/show/8057) que envolveu um pastor da Assembleia de Deus Pentecostal.
Nesta investigação, o SIC conseguiu obter mais elementos de informação que permitiram deter em flagrante delito estes dois cidadãos, numa altura em que pretendiam colocar no circuito financeiro bancário uma quantia de USD 520.000 (Quinhentos e Vinte mil dólares norte-americanos falsos).
Halaiwa adiantou que, após a detenção e apreensão das notas falsas, o SIC apurou que os acusados tinham tudo planeado mediante contactos feitos ao nível do Município do Sambizanga, com gerentes de instituições bancárias que facilitariam uma troca directa com notas verdadeiras, ou seja, caso fossem bem sucedidos, nesta acção delituosa, receberiam em troca 50 por cento do valor aplicado.
No caso em concreto, seriam USD 260.000 (Duzentos e Sessenta Mil Dólares norte-americanos) verdadeiros.
O Porta-voz do SIC-Geral referiu que, das investigações levadas a cabo, ficou-se a saber que a cidadã detida de 74 anos de idade, era a principal ponte de contacto entre a rede criminosa com os gerentes de instituições bancárias, intermediando as conversações para que o negócio tivesse êxitos.
O NA MIRA DO CRIME sabe que diligências estão a ser encetadas para se deter outros integrantes da mesma rede criminosa, sendo que os cidadãos agora detidos serão presentes ao Ministério Público para os ulteriores trâmites processuais.








