Enquadramento na Polícia por Akz 2 milhões: SIC captura falso Oficial que burlou mais de 70 pessoas
O SIC-Luanda através do seu departamento de combate aos crimes financeiros e fiscais, deteve um cidadão nacional de 35 anos de idade, implicado nos crimes de exercício ilegal de funções e burla qualificada.
Por. Ngunza Chipenda
Os factos desenrolaram-se no passado mês de Maio de 2020, depois que um dos lesados conheceu o implicado por intermédio de um amigo.
Durante a conversa, o suposto polícia alegou ter possibilidades de o enquadrar nas fileiras do Ministério do Interior, especificamente na Polícia Nacional de Angola, facto que suscitou a sua atenção, e levou que ambos trocassem os números de telefones no sentido de facilitar a comunicação entre ambos.
No mesmo ano, mês de Julho, o implicado compareceu na residência do lesado, devidamente uniformizado, ostentando a patente de Superintendente-chefe, de modo trapaceiro, reafirmou a possibilidade de enquadra-lo naquele órgão castrense e orientou que este fizesse a transferência de 1 milhão 213 mil kwanzas para sua conta, e em mãos entregasse o valor de 690 mil kwanzas.
Sem hesitar, a vítima acabou por fazer os movimentos bancários e entregar o dinheiro em mãos, e na sequência, o seu irmão acabou por se interessar pela proposta, e foi orientado pelo falso polícia a fazer a transferência de 615 mil kwanzas, perfazendo um total de 3 milhões e 688 mil kwanzas.
Mediante facto, a informação se propalou entre familiares e amigos, onde o número de interessados aproximou-se na ordem de 70 pessoas. No desenvolver desta burla, já com valores em mãos e de formas a garantir a confiança dos mesmos, o implicado marcou um encontro com os candidatos em um espaço baldio, arredores do município de Viana, como se fosse uma concentração policial, e distribui NIPs, extractos de promoção de patentes, deixando-os esperançosos sobre as unidades em que seriam colocados a posterior, como agentes da Polícia Nacional.
Emocionados, e não contendo a felicidade, alguns dos burlados disseminaram a informação até que chegou a conclusão que todos foram alvos de uma burla, e de lá para cá o implicado vinha mantendo os seus telemóveis incontactáveis.
Apurados os factos, operacionais do departamento do SIC, em colaboração com a Policia Nacional, encetaram trabalhos de inteligência criminal que culminaram com a detenção do cidadão implicado, tendo sido presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia, tendo sido lhe aplicada a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva.
O SIC-Luanda alerta os cidadãos que há órgãos de Estado responsáveis pelos processos de recrutamento e selecção de pessoal quando esses processos são abertos e, em nenhum momento, fica nas mãos de singulares.
Por isso, aconselha a estarem mais atentos a essas manobras maliciosas, porquanto, o Ministério do Interior não tem vindo a enquadrar pessoal civil para as suas fileiras.








