Estavam a procura do "Baloteli": Efectivos da Polícia invadem residência da jornalista da rádio despertar e molestam a família
Cinco efectivos da Polícia Nacional, afectos à esquadra do Zango oito mil, invadiram, na manhã deste domingo (9), a residência da jornalista Victória Sakutala, da Rádio Despertar, situada no Zango-5, província de Icolo e Bengo, por alegadamente confundirem com a moradia de um marginal, identificado por "Baloteli", e realizaram buscas e revistas sem apresentarem nenhum documento para o efeito.
Por: Cambundo Caholua
Segundo a jornalista que falou em exclusivo para o Na Mira do Crime, tudo começou por volta das 5 horas, quando ela e os filhos se encontravam a dormir, e de repente, foram surpreendidos com o barulho de uma vitória de marca Toyota, modelo Land Cruiser, aberta, com cinco efectivos da polícia e alguns supostos marginais, dentre os quais havia um que estava a dar endereço para a polícia localizar a residência do Baloteli.
A jornalista, assim que ouviu o barulho, quando se dirigiu à janela no sentido de saber o que estava a ocorrer é quando se percebeu que havia um aparato policial cercado a sua residência.
"Ouvi um barulho em casa, quando abro a janela notei um aparato policial que cercaram a minha residência toda", começou por narrar, no entanto, apavorada com a situação, explicou que abriu a porta, com objectivo de junto de um agente tirar satisfação das causas daquele aparato todo ao redor da sua casa.
Logo que abriu a porta, contou que um dos agentes perguntou ao suposto marginal que estava na viatura se o Balotelli morava aí, o mesmo afirmou que sim.
"Eu como vi que seria uma confusão enorme, perguntei aos polícias se tinham algum documento para esse fim, mas como estavam intransigentes, facilitei os senhores para entrarem em minha casa e fazerem revista para apurarem se na verdade é mesmo a casa do Baloteli ou não", explicou.
Explicou que eles entraram, "mostrei-lhes os quartos todos, a cozinha e o resto da casa, revistaram todos os cantos e nada encontraram. Assim que saíram voltaram a questionar ao mesmo jovem que estava na viatura, se aí mesmo era a casa do Baloteli, este respondeu já duvidoso, que parece não era aqui a casa", descreveu.
Sakutala contou ainda que depois daquele processo de revista, um dos agentes, de forma tão arrogante, entrou outra vez na residência alegando que era a casa de Baloteli.
"Entrou na minha casa, vasculhou outra vez a residência, eu fiquei chateada, disse a eles que, primeiro os senhores não têm nenhum mandado, e fazem isso de forma ilegal, que estavam a deixar os meus filhos traumatizados, e mesmo assim não queriam saber", narrou.
"Pedi a eles que se retirassem. Um deles ainda me fez ameaças, dizendo que se eu um dia for fazer queixa na esquadra do Zango oito mil, não seria atendida, apenas respondi que a polícia é republicana e deve atender todo o cidadão", concluiu.
Por outro lado, a nossa entrevistada, revelou que tão logo a polícia se ausentou do local, o tal Baloteli acabava de chegar no bairro e, de seguida, os vizinhos foram ter com ele.
"Os vizinhos falaram com ele e perguntaram o que ele tinha feito para a polícia ir a procura dele e confundir com a casa da vizinha, ele apenas respondeu que não tinha feito nada", concluiu.
O Na Mira do Crime reportou na manhã deste domingo, a detenção de um criminoso que aterrorizava o bairro km-9, em Viana, identificado como Baloteli.
Seguimos a tentar apurar se é o mesmo indivíduo.









