Queda de cabos eléctricos cria insegurança no bairro Augusto Ngangula
Os moradores do bairro Augusto Ngangula, zona do Chendovava, Distrito Urbano do Kicolo, pedem a intervenção da ENDE, na supervisão das cabinas eléctricas privadas no sentido de pôr termo às frequentes quedas de cabos eléctricos que, nos últimos dias, constituiu-se em iminente perigo à vida dos munícipes naquela parcela do município de Cacuaco.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
A falta de manutenção dos cabos eléctricos pertencentes às cabinas particulares, disse o senhor História Augusto, morador do referido bairro, preocupa de certa forma os moradores, uma vez que, além de estarem muito baixos, é frequente caírem em pessoas ou residências.
"Vivemos um perigo devido à altura em que se encontram os cabos eléctricos, frisou, ilustrando que alguém com uma altura média, por descuido, pode tocar em um dos cabos e morrer electrocutado".
Na base da queda dos cabos, disse o munícipe, está a falta de manutenção dos postes, configurando-se a principal causa. "Os postes improvisados, são troncos de árvores, e já se encontram em estado de degradação. No dia 21, uma família escapou da morte quando ia à igreja, o poste caiu e o cabo com energia eléctrica caiu sobre eles, graças à Deus não estava descarnado", disse.
Maria, moradora da zona do Papá Wemba, disse à nossa reportagem que guarda recordações tristes sobre um jovem que quase morreu ao tocar num dos cabos eléctricos, ao lado da igreja Ministério Nova Jerusalém. "Eram por volta das 5 horas e tal, como temos que acordar cedo para procurar água nos tanques, o jovem era muito alto e, por descuido, a cabeça tocou no cabo, gritou e foi jogado contra parede.
Os moradores apelam a empresa responsável pela distribuição de energia eléctrica, no sentido de fiscalizar o trabalho de distribuição por parte dos particulares. "Não esperemos que morra alguém para se resolver o problema", alertou.







