Pai doente, mãe maluca e filhos desnutridos - Família no Cazenga precisa de ajuda
João Mendonça Bongo, de 40 anos de idade, pai de 7 filhos, residente no bairro das Bananeiras, Distrito Urbano do Kalawenda, município de Cazenga, padece de uma ferida crónica e sem nada para dar de comer aos filhos.
Por: Cambuta Vieira.
Tudo começou em 2010, quando o senhor João começou a queixar-se de fortes dores do pé. A partir daquela data, a vida do senhor nunca mais foi a mesma. Depois de tanto recorrer aos hospitais sem melhorias, eis que o amigo aconselhou-o a ir até à uma determinada igreja profética, onde lhe foram cobrados 40 mil Kwanzas, mas não teve como conseguir o valor exigido e cruzou os braços.
Cecília Joaquim, esposa, está desaparecida desde 2019. Recentemente, a mesma foi vista nas ruas de Luanda, apanhando lixo: contraiu uma doença mental. Para dar de comer os filhos, João conta com ajuda de pessoas de boa vontade, mas nem sempre estas aparecem. Ele não consegue fazer nada e a desnutrição tomou conta dos filhos.
Antes da saúde deteriorar, ele cuidava da sua pequena cantina, vendendo alguns produtos, mas os amigos do alheio assaltaram-na levando todos os produtos , com excepção de petróleo.
Os filhos não foram registados e nem frequentam a escola. O pai esta com o Bilhete de identidade caducado desde 2013. Agora, João pede ajuda para sair da situação em que se encontra.







