Autoridades dizem que é febre tifóide - Doença estranha mata mais de 40 pessoas em Viana de Abril a Junho
Uma doença não identificada assola o bairro da Caop-A, município de Viana, onde já matou mais de 40 pessoas, com idades compreendidas entre 17 e 55 anos desde Abril do ano em curso. Os doentes apresentaram sintomas de febre alta e dores de barriga, causando morte depois de três dias a uma semana.
Por: Solange Figueira
Lucas Ferreira, morador e pai de um jovem que faleceu há uma semana, disse que o filho queixou- se de fortes dores de cabeça e, de seguida, a barriga começou a inflamar.
“As chuvas que caíram em demasia durante o mês de Abril e que destruíram a rede de abastecimento de água neste bairro, podem estar na origem desta doença", presumiu, lembrando que a água que consumiam estava turva e acastanhada.
Até ao momento, refere, o fornecimento de água não foi reposto na sua plenitude. "Aqui na Caop-A, só algumas casas é que jorram água na torneira; o chafariz que temos só jorra água às 22 horas", afirma.
O seu filho foi transferido para o hospital do Zango 8 mil, quando os médicos viram que a barriga dele estava muito grande, decidiram operá-lo, mas não chegou ao bloco operatório e morreu.
No atestado de óbito, o médico fez saber que ele morreu de febre tifóide, afirmação rejeitada pela família.
"É muita gente a morrer em tão pouco tempo, pelo que as autoridades deviam resolver este problema o mais depressa possível", suplicam.
O pastor Benedito disse que o mês de Maio foi o mais crítico com mais de 30 mortes.
Uma equipa da administração municipal de Viana e da delegação de saúde foi ao bairro para recolher as amostras porta a porta, mas até hoje nada se fez e o número de pessoas a morrerem tem aumentado todos os dias.
"Aqui no bairro, temos o centro de saúde da Caop, mas também nada faz para combater a doença; então o recurso tem sido o Hospital do Zango 8 mil, onde a maioria morreu", reiterou, salientando que ele, como pregador da palavra de Deus, está a fazer o seu papel e constatou que o que o povo precisa é a solução por parte da delegação de saúde para acabar com esta doença. Senhor dos Santos, filho da malograda de 55 anos, que em vida se chamou Domingas Teresa, conta que a sua mãe morreu no sábado, dia 15 de Junho, mas já se encontrava doente desde o mês de Abril.
Da Caop, passando pelo hospital do Capalanga, ela foi transferida para a maternidade Lucrécia Paim, sem o consentimento da família, onde acabou por falecer.
O atestado de óbito diz que a paciente morreu de epilepsia do colo. "A minha Mãe não é a primeira pessoa da nossa família a morrer desta doença. Já na semana anterior, enterramos um sobrinho de 22 anos que se queixou apenas de dores de cabeça e barriga", confirmou, acrescentando que o seu filho de 17 também apresenta os mesmos sintomas e o receio de perdê-lo cresce todos os dias.
A nossa equipa de reportagem deslocou-se até ao centro de saúde da Caop-A, onde foi recebida pela Doutora Eulália de Souza, directora clínica do centro de saúde Ana Paula.
Segundo a responsável, no mês de Abril, fez parte da comitiva da delegação de saúde de Viana que, "incansavelmente", bateu a porta para recolher amostras com objectivo de se identificarem as causas das mortes.
"Este é um assunto muito sensível, nós somos uma instituição dependente, temos que seguir alguns padrões e devemos satisfações a delegação de saúde de Viana; detectamos que é um surto de febre tifóide e não é de hoje, está acontecer desde o mês de Abril", esclareceu, deixando claro que esta doença não é estranha; tem um nome: é febre tifóide.







