Angola realiza hoje primeira cirurgia robótica
O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, conta, desde segunda-feira, com um Robot Cirúrgico que fará a primeira cirurgia, esta terça-feira.
De acordo com o JA, a instalação do aparelho foi testemunhada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, bem como pelo director do Hospital de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Carlos Alberto Masseca, e médicos cirurgiões estrangeiros e angolanos.
A cirurgia robótica é uma aposta importante de tecnologia para o sector da Saúde que o Executivo está a levar a cabo para beneficiar, sobretudo os pacientes de Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Tórax e Cirurgia Cardíaca.
A cirurgia robótica é uma operação minimamente invasiva, além disso o procedimento é menos doloroso do que a cirurgia convencional, tem menos perda de sangue, e o paciente pode recuperar muito mais rápido.
Inaugurado a 30 de Novembro de 2021, pelo Presidente da República, João Lourenço, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento emprega cerca de 1.890 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e administrativos.
A unidade sanitária ocupa uma área de 49.940 metros quadrados e conta com equipamentos modernos de última geração que garantem o diagnóstico e o tratamento das doenças cardio-pulmonares.
C/JA