Rixa no interior do Centro de Saúde Materno Infantil da Funda deixa ambulância e portas do hospital com os vidros partidos
O Centro Materno Infantil da comuna da Funda, situado no município de Cacuaco, encontra-se com dificuldades de evacuação dos pacientes, por conta da ambulância que teve o vidro partido, na madrugada do passado dia 04, após vandalização feita por um grupo de jovens.
Por: Alfredo Talamaku
A responsável do gabinete da saúde da comuna da Funda, avançou que o incidente ocorreu quando dois jovens foram levados ao hospital por conta de ferimentos causados por objectos corto-perfurantes, após envolverem numa rixa, na zona do Muculo.
"Enquanto os pacientes encontravam-se a receber assistência no banco de urgência, estando um em estado grave, os comparsas continuavam com a luta no interior do centro de saúde, jogando pedras, garrafas em todos os lados", denunciou.
O acto criminal, além de criar pânico no seio dos pacientes e técnicos hospitalares, disse a nossa entrevistada, provocou a destruição de bens públicos.
"Foram partidos os vidros das janelas da guarita e da porta de entrada do banco de urgência, assim como o vidro de frente da ambulância; neste caso, estamos limitados no uso da viatura, e isto cria transtornos na transferência dos pacientes graves ", lamentou.
Após a polícia ser chamada e ter restabelecido a ordem e a tranquilidade no local, disse a responsável, um dos pacientes ferido foi evacuado para uma outra unidade hospitalar e, dada a gravidade do ferimento, infelizmente acabou por ir a óbito.
Uma fonte no local segredou que o malogrado respondia pelo nome Augusto Canguete (LK), de 17 anos de idade, pertencente ao grupo “Bom de Marca”.
Quando a família e os amigos tomaram conhecimento da morte do jovem, destruíram a residência dos pais do jovem que terá causado o ferimento ao malogrado.
A nossa reportagem contactou o Comando Municipal da Polícia em Cacuaco, que garantiu o caso está esclarecido, sendo que os autores da vandalização já se encontram detidos.







