Agente dos Serviços Prisionais comete suicídio após contrair dívida de 100 mil kwanzas em Viana
Um cidadão que em vida atendia pelo nome Israel Filipe Vapa, mais conhecido por Chuxinho, de 29 anos de idade, agente dos serviços prisionais, colocado em Calomboloca, suicidou-se por enforcamento, na manhã desta segunda-feira, 2 de Setembro, por causa de uma dívida de 100 mil kwanzas, no bairro Caop C, rua da Mandimbra, município de Viana.
Por: Jurema Cambinda
Juliana Vapa, irmã de Chuxinho, conta-nos como tudo aconteceu:
"Chegou ontem por volta das 5 horas quando estávamos a dormir, bateu a janela do quarto dele e ninguém abriu e voltou a sair. Acho que foi escrever um bilhete e voltou a bater a janela do quarto e o filho dele respondeu. Então, pediu-lhe para abrir a porta, mas o filho não conseguiu e foi então que pediu para abrir a janela do quarto dele e assim o fez, tendo entrado, ligado a televisão e aumentado o volume", contou, acrescentando que quando ouviu o barulho da televisão levantou-se e procurou saber quem tinha aumentado o volume, e o filho dele responde que era o papá.
"Perguntei pelo meu irmão e o meu sobrinho respondeu que ele tinha despedido que iria para casa dele, mas quando sai, vi que as portas estavam fechadas, afirmou.
Ela decidiu procurar pela vassoura e fazer a limpeza de casa, como era de hábito. No entanto, quando entrou no quarto do seu irmão, deparou-se com o corpo dele pendurado, já sem vida. "Saí pedindo socorro aos vizinhos, mas já era tarde, meu irmão já estava morto e não ouvimos nada", contou.
Familiares desconfiam que o suicídio deveu-se a uma dívida de 100 mil Kwanzas que Chuxinho contraiu e, encontrando-se sem saída, tomou tal decisão.
"Meu irmão não apresentava nenhum sinal de depressão, era um jovem alegre, animador, inteligente e trabalhador", disse a outra irmã, Emília.
“Cuidam bem do meu filho, Deus me perdoa, família me perdoa e nos encontraremos na eternidade”, estas foram as palavras que o malogrado escreveu num bilhete, onde escreveu também os nomes das pessoas a quem devia tal dinheiro.