Marginais no Namibe furtam tablet do INE servidor de toda equipa censitária
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Namibe, no âmbito de uma sequência investigativa levado a cabo pelo Departamento de Operações, deteve, na manhã desta terça-feira, 1, dois cidadãos nacionais de 16 e 19 anos, acusados do crime de furto de um tablet da marca ZTE, propriedade do Instituto Nacional de Estatística (INE), utilizado exclusivamente para actividades censitárias.
Por: Belchior Resende
Os fatos ocorreram por volta das 12h do dia 26 de Setembro, quando o cidadão Eduardo Daniel, Chefe de brigada censitária, deixou o aparelho sobre o capô do seu veículo para buscar uma documentação em sua residência, este ao retornar, percebeu o desaparecimento do equipamento.
Após a denúncia formal, o SIC realizou diligências que culminaram, por volta das 5h desta terça-feira, na detenção de dois suspeitos no bairro Valódia, sendo que um deles tentava desbloquear o código do aparelho, que foi apreendido pelos oficiais do SIC.
Importante ressaltar que o tablet em questão tem as funcionalidades de servidor para os demais tablets da equipe, sendo essencial para a coleta e o envio dos dados censitários ao servidor central.
A falta desse equipamento compromete significativamente o processo de coleta de informações.
Os acusados serão apresentados ao Ministério Público e, posteriormente ao Juíz de garantias para os trâmites legais.