Polícia recolhe adolescentes que participaram em luta de rixa numa escola da Centralidade do Kilamba
Efectivos da Polícia Nacional colocados no Comando Municipal de Belas, detiveram três adolescentes com idades entre 16 e 15 anos, e retiveram dois menores, que aparecem num vídeo que circulou nas redes sociais, onde os mesmos exibem catanas e facas, facto ocorrido no passado dia 30 de Setembro, no interior da escola Lucrécia Paim, na centralidade do Kilamba.
Por: Cambundo Caholua
Ouvido por este jornal, o Porta-voz do Comando da Polícia em Luanda, Superintende-chefe, Nestor Goubel, esclareceu que tão logo os operacionais do município de Belas tomaram conhecimento da ocorrência, foram ao local e detiveram alguns adolescentes e retiveram dois menores.
"Fruto de uma denúncia, o Comando Municipal de Belas tomou conhecimento da situação e, rapidamente, diligenciou uma patrulha até ao local para que se tomassem as medidas necessárias, que resultaram, precisamente, na detenção de cinco cidadãos, mais concretamente três adolescentes, já com idades imputáveis, 16 e 15 anos, e dois com idades inimputável, portanto dois menores que não respondem, digamos, perante a lei", esclareceu.
Disse ainda que se trata de uma associação criminosa, que tem participado constantemente em lutas de grupos, e a última luta é resultante de um confronto que houve num dos bairros adjacente à centralidade do Kilamba, sendo que os membros daquele local deslocaram-se até à escola Lucrécia Paim, isto no Quarteirão-G, e foram ao encontro do grupo rival.
Os operacionais daquela municipalidade, para além das detenções, também apreenderam armas brancas, nomeadamente catanas e facas.
O oficial apelou às famílias no intuito de continuarem a fazer um trabalho de continuidade com os menores, para que isso não enfraqueça o combate que tem sido realizado pela polícia, sobretudo o policiamento de proximidade.
"A polícia como é de apraz, no âmbito do policiamento de proximidade, chama as famílias a terem sempre essa atenção com os seus filhos, para além de outros encontros a nível das comunidades que tem se efetuado, e numa séries de programas já falamos isso várias vezes", alertou.