Na Cidadela: Polícia Nacional cancela show de artista congolês Ferré Gola por falta de segurança
Por volta das 23 horas desta sexta-feira, 29, forças da PNA procederam a detenção de 13 suspeitos por crime de participação em motim.
Por: Belchior Resende
O facto ocorreu quando os implicados, numa composição de aproximadamente 100 elementos, a bordo de 10 viaturas Toyota Hiace e 02 Mitsubishi Canter, munidos de objectos contundentes e armas brancas (catanas e facas de cozinha) quando se dirigiam para ao complexo desportivo da Cidadela, local onde naquele momento estava a ser montado o palco para o show do cantor Ferré Gola, e começaram a perturbar os trabalhos de preparação dos espectáculo e colocar em causa a ordem e tranquilidade públicas, motivado por suposta rivalidade entre grupos.
Face a isto, as forças polícias recomendaram à Administração Municipal de Luanda, a interditar o evento por questões de segurança.
A medida visa garantir a integridade física dos participantes, bem como a ordem pública.
A suspensão, segundo o porta-voz da Polícia em Luanda, Superintendente-Chefe, Nestor Goubel, justifica-se pelo riscos significativos que não podem ser mitigados, apesar dos organizadores estarem autorizados, nomeadamente- Superlotação: o número de ingressos ultrapassou a capacidade máxima permitida para o local;
- Risco iminente de violência: Informações que apontam para ameaças de violência, como confrontos entre grupos.
Como alternativa, a polícia recomenda aos organizadores a remarcarem uma nova data para o espectáculo para garantir uma adequada gestão da bilhética e manter diálogo constante com as autoridades, para minimizar os riscos.
Para além do músico congolês, eram convidados os músicos nacionais Noite e Dia e Jéssica Pitbull. Sendo que os bilhetes foram vendidos ao preço de 3 mil e 10 mil kwanzas para bancada vip.