Cólera no Paraíso: Ministério da Saúde regista 25 casos suspeitos e cinco óbitos
O Ministério da Saúde em nota tornada pública, informa que iniciou o combate à cólera no Bairro Paraíso, município de Cacuaco, onde se registaram cinco óbitos e 25 casos suspeitos da doença.
De acordo com o comunicado, os casos apresentam sintomas de vómitos e diarreia aquosa, e as autoridades sanitárias já começaram a desinfectar as áreas contaminadas, a identificar, a rastrear contactos e a fazer uma investigação epidemiológica e laboratorial aprofundada para a confirmação da suspeição.
A cólera é uma doença transmitida quando bebemos água não tratada, consumimos alimentos contaminados, comemos com as mãos sujas, defecamos ao ar livre ou quando tocamos num doente ou pessoa que tenha morrido, pode, também, tirar vidas em poucas horas, se não for imediatamente tratada, uma vez que o período de incubação varia de 12 horas a cinco dias.
Por essa razão, é recomendado que a população lave as mãos com sabão e água, além de desinfectá-las com lixívia, porque a cólera é altamente contagiosa e espalha-se com rapidez, lê-se na nota.