Alertados pelo Na Mira do Crime - Departamento de Segurança Pública inspecciona na Empresa COPEBE
Uma equipa da Direcção de Segurança Pública e Operações (DISPO) realizou, na última segunda-feira, 6, em Luanda, uma acção inspectiva e de fiscalização nas instalações da Empresa Privada de Segurança "COPEBE", com a finalidade de avaliar o nível de organização e funcionamento daquela instituição.
Por: Cambundo Caholua
O acto inspectivo foi realizado no âmbito de uma denúncia que o Na Mira do Crime trouxe à baila, segundo a qual os operativos daquela Empresa de Segurança Privada estavam, na altura, há mais de cinco meses sem receberem os seus ordenados, dentre outras irregularidades administrativas que se verificaram.
Segundo os dados em posse deste jornal, durante a acção inspectiva, a equipa da DISPO verificou os requisitos necessários para o exercício da actividade privada de segurança, incluindo a licença de autorização e outros documentos pertinentes.
As irregularidades relacionadas ao pagamento de salários foram, posteriormente, encaminhadas para a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) para os devidos procedimentos.
De lembrar que na COPEBE, a maioria de trabalhadores ainda continua a auferir um salário de 48 mil kwanzas. A mesma empresa conta, actualmente, com cerca de 16 mil trabalhadores.
Segundo dados, na referida empresa, só o grupo de operativos que controla as instalações da DStv e a Castel é que são privilegiados com remunerações em tempo record, ao passo que os outros são discriminados e nunca sabem a hora e o dia de receberem os seus salários.