Oficial superior da polícia nacional de Angola obtém distinção em defesa de mestrado em Portugal
O Intendente da Polícia Nacional de Angola, Nazário Gomes dos Santos, obteve 15 valores na defesa de sua dissertação de mestrado em Ciências Policiais, com especialização em Gestão da Segurança, apresentada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal. O estudo, orientado pelo Professor Doutor Sérgio Felgueiras, teve como tema "Policiamento de Proximidade enquanto Factor Estratégico para a Implantação de Políticas Públicas de Segurança – Estudo de Caso: Município do Cazenga".
A banca examinadora, por unanimidade, atribuiu a nota de 15 valores, destacando a relevância do trabalho para a Polícia Nacional de Angola (PNA), para o Estado angolano e para a segurança dos cidadãos. De acordo com os avaliadores, "o Intendente demonstrou profundo domínio do tema, apresentando uma abordagem inovadora e impactante para a gestão da segurança pública".
A dissertação analisou as estratégias de Policiamento de Proximidade implementadas em Angola, com ênfase nas iniciativas desenvolvidas pela Polícia Nacional de Angola. O estudo evidenciou a importância desse modelo na recolha e organização de informações estratégicas, fundamentais para a investigação criminal, manutenção da ordem pública e reforço da inteligência policial. Além disso, enfatizou que a efectividade das políticas públicas de segurança depende da sua integração com sectores essenciais, como educação, saúde, economia, meio ambiente, justiça e administração do território.
Com essa distinção, o Intendente Nazário Gomes dos Santos passa a integrar o selecto grupo de candidatos aprovados no XIV Curso de Especialização em Gestão da Segurança, consolidando sua contribuição para o aprimoramento das estratégias de segurança pública em Angola.







