SIC “Responde” A NOTA DA SEMANA DO JORNAL NA MIRA DO CRIME
O Serviço de Investigação Criminal apreciou com preocupação a notícia publicada pelo portal de Notícias Na Mira do Crime, e disseminada nas redes sociais, através duma Nota da Semana, com o título: "Operações do SIC quer mais ' Liberdade' para combater Crimes violentos em Luanda.
Sobre o assunto dizer que o SIC respeita e valoriza a liberdade de opinião, mas, o texto apresentado não corresponde com a realidade, e muito pelo contrário pode confundir a opinião pública, criar intrigas e provocar o sentimento de insegurança.
Pois que não existe nenhum instrutivo que orienta os órgãos na sua acção operativa a ficarem reféns de alegada dependência de ordens superiores para agir diante do crime, aliás isso seria impensável, dada a natureza operativa que caracteriza os órgãos.
Diferente disso é a acção individual, deliberada e inconfessa de agir contra cidadãos e/ou pessoas colectivas, usando o nome da instituição, sem previamente estar mandatado.
Essas práticas sim, estão proibidas, pois violam as normas e procedimentos internos no quadro dos pilares fundamentais que regem a instituição castrense, nomeadamente a Hierarquia e Disciplina.
Neste período, são vários os casos, em que efectivos do SIC, foram alvos no quadro da estratégia de pureza interna, que visa essencialmente combater a indisciplina no seio das forças e elevar o profissionalismo, honestidade, rigor, zelo, patriotismo e responsabilidade no exercício das grandes missões de prevenção e combate à criminalidade.
A cada efectivo são cobrados a observância de valores éticos e deontológicos na sua actuação profissional diária.
O SIC tem compromisso de honra no combate à criminalidade, na manutenção da ordem e segurança públicas, e não pode ceder a caprichos para cumprir com rigor as suas Missões.
Vamos continuar implacáveis no combate cerrado à criminalidade, sobretudo a violenta, na proporção da perigosidade que os seus autores representam.
Contudo, o SIC agradece e estimula a permanente denúncia dos cidadãos contra todos os actos que alterem a ordem e tranquilidade públicas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA DIRECÇÃO GERAL DO SIC, EM LUANDA, AOS 29 DE ABRIL DE 2025.- O DIRECTOR MANUEL HALAIWA //SUPERINTENDENTE-CHEFE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL//







