Taxistas aproveitam-se da subida de táxi e do combustível para "asfixiarem" passageiros no Zango
Os passageiros, um pouco pelo país, reagiram com tristeza e preocupação à subida da corrida de táxi, mas, aos poucos, vão se conformando. Mas não se conformam com a especulação do preço da corrida praticada pelos taxistas que fazem de tudo para prejudicar o bolso do cidadão já afligido por vários "ataques".
Por: Solange Figueira
Aqueles que frequentam a última paragem do Zango 3, na província do Icolo Bengo, estão insatisfeitos e reclamam da subida do táxi e da ousadia dos taxistas que estão a cobrar um valor que fica muito além daquele que foi estipulado por lei.
Denunciantes contam que os preços de táxi, naquela paragem da província do Icolo Bengo, propriamente na última paragem do Zango 3, os taxistas estão a fazer linhas curtas e a aplicar preços exagerados.
Segundo António Carlos, do Zango até ao Primeiro de Maio, cobra-se um valor que varia entre 700 e 1000 kwanzas. Já do Zango ao Benfica e Camama, o preço é fixado em 700 kwanzas. Enquanto do Zango ao Cacuaco, Sequele e à cidade Kilamba, também paga-se 700 kwanzas.
"Já não estamos a aguentar com isso. Por favor, como uma forma de alerta à Polícia Nacional, estamos desesperados e a sofrer, não sabemos mais o que fazer nem a quem recorrer", alertam.
Os taxistas, por sua vez, defendem-se como podem. Miguel Adão, por exemplo, diz que por causa da subida do combustível, não tem outra alternativa senão fazer subir o preço da corrida para reaver o dinheiro gasto. “Não sabemos se querem nos matar ou querem acabar connosco, de uma só vez, porque no nosso país temos muitos jovens desempregados", reclamou.
Para outra cidadã, os homens dos 'azuis e brancos' estão a exagerar, uma vez que a subida do combustível, para eles, foi automaticamente compensada com a subida do taxi.
"O Estado, por lei, estipulou 300 kwanzas no táxi, porém os taxistas decidiram implementar as suas leis. Nós, como passageiros, só temos de aceitar, porque estamos a necessitar e ninguém nos defende. Vamos morrer! socorro!”, rogaram.
João Paulo, taxista, diz que só subiram o preço do táxi por falta de alternativa. “Não temos o que fazer, estamos a cumprir a lei. Se o combustível subiu, nós também subimos o táxi, não podemos ficar para trás. Tudo está caro, o táxi é apenas um detalhe. Temos a certeza que os passageiros vão se acostumar, é só uma questão de tempo”, acalentou.







