Polícia garante que situação de segurança no país é estável e que o consumo de bebidas alcoólicas esteve na base dos acidentes de viação na passagem do ano 2025/2026
A Polícia Nacional procedeu, nesta quinta-feira, 1, a apresentação do pré balanço do ponto de situação sobre o asseguramento polícial da passagem de ano 2025/2026, com maior destaque aos acidentes de viação por estado de embriaguez e desobediência ao código de estrada.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
A Polícia considerou estável a situação de segurança pública a nível nacional.
De acordo com o Subcomissário, Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional, houve uma redução dos crimes, com menos de 22 casos em relação ao ano passado, 2024, tendo sido registado 117 crimes diversos, com um total de 115 presumíveis autores detidos, sendo 83 em flagrante delito.
O Subcomissário informou que das apreensões foram registadas cinco armas de fogo, quatro telemóveis, 6 motorizadas, 3 mil 555 litros de combustível por tentativa de contrabando.
"Tivemos dois crimes de agressão física que resultaram em morte de duas cidadãs, cometidos pelos esposos, sendo um por desentendimento, na província do Uíge, e o outro por situações passionais, na província do Lubango", informou.
Durante as operações, a nível do território nacional, foi ainda informado que a polícia registou um homicídio por intoxicação medicamentosa, por parte de um enfermeiro na província da Luanda Norte.
"O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros registou 50 ocorrências com 6 vítimas mortais, com destaque a um afogamento e um suicídio", mencionou.
Mateus Rodrigues sublinhou que dos acidentes, o excesso de velocidade, a ultrapassagem irregular e a condução sobre efeito de álcool esteve na base.
Foram registados 39 acidentes de viação, que resultaram em três mortes, 47 feridos e foram aplicadas 45 multas por transgressão ao Código de estrada, com 425 documentos de condutores e viaturas apreendidos e a apreensão de 188 viaturas e motorizadas apreendidas", mencionou.
Do balanço feito, a entidade garantiu que a questão de segurança pública é estável e que os números de casos registados no ano passado foram reduzidos.







