DIIP detém no Lubango cidadão de 38 anos acusado de tráfico e posse de 21 pedras de água-marinha e um bidão de turmalina
O Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), na Huíla, procedeu, na tarde desta quarta-feira (08), à detenção de um cidadão de 38 anos de idade, no bairro Lucrécia, município do Lubango, por suspeita de envolvimento na posse e no tráfico de minerais estratégicos.
Por: Laurentino Tchatuvela (Huíla)
Segundo o DIIP, a acção foi desencadeada pela Secção de Inteligência Criminal, na sequência de uma denúncia anónima. Durante a intervenção, foi encontrado com o suspeito um recipiente contendo 21 pedras que se presumem ser de água-marinha.
No decurso das diligências, realizadas também na sua residência, foi apreendido um bidão com diversas pedras de coloração castanha, supostamente turmalina.
Em declarações preliminares, o cidadão afirmou ter adquirido os referidos minerais na província do Cuanza Sul, com a intenção de os revender no Lubango sem revelar os preços que seriam comercializados.
A água-marinha é uma pedra preciosa, variedade do mineral berilo, famosa por sua cor azul-claro a verde-azulado, lembrando a água do mar.
Composta por silicato de alumínio e berílio, possui alta dureza (\(7,5 - 8\) na escala de Mohs), tornando-a resistente e ideal para joias. O detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes.







