O roubo estava para ser executado em Fevereiro: "Caenche" capturado pelo SIC em Fevereiro é apontando como o principal mentor do assalto ao carro-forte no Cazenga - Suspeito lidera o crime a partir da Comarca de Luanda
Em Fevereiro do ano em o Serviço de Investigação Criminal (SIC), desencadeou um conjunto de acções investigativas, que desmantelou uma associação criminosa, composta por cinco elementos, com idades entre 32 e 42 anos, acusados nos crimes de associação criminosa, fabrico, tráfico, detenção e alteração de armas e munições proibidas.
Por: Ngunza Chipenda
A operação foi realizada no dia 27 de Fevereiro do ano em curso, no Município de Talatona, Distrito Urbano do Benfica,na praia da Nicha, por volta das 12 horas, e foram detidos em flagrante delito cinco elementos, nomeadamente CAENCHE, BRAVO, LATON, JAID E DEMORÓ.
Nesta acção, os criminosos foram apanhados em posse três armas de fogo, sendo duas AKM e uma pistola, assim como uma granada de efeito psicológico.
Reunidos na praia da Nicha, comuna do Benfica, os bandidos procediam a troca de matrículas de duas viaturas, sendo uma de marca Toyota, modelo Hillux, de cor Branca com a chapa de matrícula LD-71-40-FF e Suzuki, modelo Swift, de cor Marrom, com a chapa de matrícula LDA-23-52-AD.
Durante a abordagem, as autoridades encontraram na bolsa da única mulher do grupo, no caso a JAID, uma substância de cor cinza (pó), que era colocada nas refeições de seguranças por altura do assalto aos armazéns quando o grupo actuava.
Este grupo, na altura da detenção, pretendia efectuar um assalto na via pública, na Estrada Nacional número 100, exactamente no carro-forte que foi alvo de roubo no município do Cazenga, no dia 11 de Junho do ano em curso, onde foram levado cerca de 120 milhões de kwanzas, porque tinham informações alegadamente de uma trabalhadora da empresa onde era recolhido os valores, do transporte de altas somas em dinheiro, o trajecto e o número de seguranças.
Após a captura do grupo, liderado pelo bandido Panzo, também conhecido por "Caenche" e aplicadas a medida de coação mais gravosa, os elementos foram conduzidos à Comarca de Viana, mas ainda assim não deixaram de manter contacto com o exterior e com a fonte do assalto.
Após mais de quatro meses encarcerados, Caenche contactou a partir da cadeia o acusado William Filipe Ribeiro, em fuga, para orquestrar o assalto ao carro-forte, porque tinha todos os pormenores do trajecto da viatura e dos milhões a serem transportados.
Após o contacto com William, e dados os pormenores, este tinha a função de recrutar demais elementos para executar a acção. Assim sendo, o primeiro a ser contactado por "LT", parceiro do crime de há muitos anos de William, aliás, O Na Mira do Crime investiga a ligação destes dois indivíduos a um assalto milionário ocorrido numa residência na província de Benguela, em 2025.
Após reunirem cerca de 15 elementos, foi assim que o grupo um semana antes reuniu para acertar os pontos, um dia antes do assalto seguiu a viatura e só não atacaram porque estavam em menor grupo e no dia seguinte, no caso dia 11 de Junho do ano em curso executaram o roubo, com Lara, Lasperrony, Ribeiro, Berimbau e Luis Ponta a estarem na frente directa da acção.
O Na Mira do Crime sabe que, tanto o grupo de Caenche como de William, estão envolvidos em vários roubos violentos, onde foram levados altas somas em dinheiro. Alguns dos elementos detidos, como é o caso de "LT" estavam em fuga da justiça e pesam sobre si acusações de homicídio.










