Alerta: Refrigerante Nutry com data vencida circula no mercado informal
A Associação Angolana de Ajuda ao Consumidor (AAAC), alerta a sociedade a não consumir a gasosa de marca Nutry, com lote 914111052, cuja a data venceu em Maio de 2020.
Por: Agostinho Paulo
De acordo com a Associação Angolana de Ajuda ao Consumidor (AAAC), o produto em causa, foi fabricado em Novembro de 2019 e, tem uma duração de apenas seis meses.
Sains Maximino Bongue, Presidente da associação, denuncia a existência de redes de malfeitores, que falsificam a data do produto, para obter lucros ilicitamente.
"Há falsificadores com algumas acções macabras, que insistem com a má prática de adulterar as datas dos produtos, para obterem lucros fácil", lamenta.

De acordo com Bongue, a empresa Refriango, responsável pelo fabrico do produto, confirma que o mesmo está efectivamente vencido e com datas adulteradas.
"Realizamos um trabalho árduo com o SIC-Rangel, que fez a apreensão dos produtos, mas infelizmente, uma boa parte continua no mercado informal e em algumas lojas", explica.
Sains Bongue reforça que a lei n°15/03 de 23 de Julho, lei do consumidor, rege que, ao consumidor final, recai o direito a saúde e a segurança pessoal, e que os produtos consumidos, não devem oferecer riscos ao consumidor.
"Aquele que de qualquer modo alterar géneros destinados ao consumo público, de forma que se tornem nocivos à saúde, e os puser à venda, é punido com a pena de até dois anos de prisão", alerta. Vale lembrar que, a referida gasosa, custa no mercado informal, 100 a 150 kz.







