Malanje regista mais de mil casos positivos de VHI/SIDA em 11 meses
Mil e 100 novos casos positivos de VHI/SIDA foram registados de Janeiro a Novembro do ano em curso, em unidades sanitárias da província, segundo informou a supervisora do Programa de Luta Contra a doença, Maria Futa.
De acordo com a responsável que dissertava uma palestra sobre Formas de Prevenção e Transmissão do VHI/SIDA, com esta cifra, eleva-se para 10 mil o número de pacientes controlados pelas autoridades sanitárias da província.
Fez saber que os referidos casos resultaram de 60 mil testes de HIV-SIDA realizados este ano, realçando que dos infectados, maioritariamente são mulheres e adolescentes dos 15 aos 45 anos de idade.
Por sua vez, o coordenador provincial da Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA, Tuberculose e Malária (ANASO) em Malanje, Valdemar Cassombe, disse que com vista a reduzir a proliferação da patologia, tem se levado a cabo campanhas regulares de sensibilização como palestras nas escolas, instituições públicas e privadas e outros mecanismos.
A palestra dirigida a efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), enquadrou-se no âmbito nas celebrações do 1 de Dezembro, dia internacional de luta contra o HIV/SIDA, e visou elucidar os participantes sobre as formas de prevenção e de transmissão da doença.
C/Angop