Assalto à escola comunitária pode comprometer ano lectivo de mais de 150 crianças em Cacuaco
Os alunos de uma escola comunitária denominada "Caminho do Saber", do ensino particular, localizada no bairro Calomana, Distrito Urbano do Kicolo, município de Cacuaco, estão na eminência de ver o presente ano lectivo anulado devido à falta de carteiras, em consequência de um assalto àquela instituição ocorrido na noite do dia 28 de Janeiro.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
Silvano Mateus, responsável da instituição disse não se tratar da primeira vez que a escola é assaltada e vandalizada.
A escola, disse o responsável, é um projecto filantrópico, que visa ajudar na educação escolar das crianças daquela comunidade, por sinal, composta maioritariamente por pessoas carentes.
"Não temos condições de adquirir assentos, os bandidos levaram quase todos os bancos de plásticos e carteiras; desta vez, nos deixaram quase que inoperantes", disse, acrescentando que por não haver meios financeiros, os meninos passam por momentos difíceis; há quem chegue a usar blocos como assento para não perder as aulas.
"Tínhamos alguns bancos guardados, de momento é o pouco que nos resta, é triste ver as crianças nestas condições, por isso pedimos que o Ministério da Educação ou outra entidade ajude estas crianças, com o pouco que nos pagam não será possível conseguir outros assentos", pediu.
Os pais e encarregados de educação apontam a falta de policiamento como factor primordial dos frequentes assaltos que se registaram no bairro.
"Precisamos de uma esquadra, não temos policiamento, os bandidos andam livremente no bairro e sem receio, fumam a liamba aqui mesmo próximo da escola, este bairro é inseguro", disseram, acrescentado que, a maior parte das cantinas e outros estabelecimentos deixaram de existir no bairro por causa dos assaltos.











