Enquanto a ‘polícia dorme’: Marginais aproveitam enchentes nas paragens para assaltar passageiros em Cacuaco
Populares que todos os dias perfilam nas famosas paragens de táxi do “Tanque” e “Pedonal Cinzenta”, no município de Cacuaco, denunciam práticas recorrentes de roubos com recursos à arma branca, realizada por meliantes que aproveitam as enchentes, sobretudo no período nocturno para realização das suas acções, sob olhar impávido das autoridades locais.
Por: Kihunga Bessa
Depois de várias denúncias, na manhã desta terça- feira, 14, o jornal NA MIRA DO CRIME fez- se ao local e ouviu a reclamações daqueles usuários de táxis.
Matondo kuanzambi, de 32 anos de idade, explicou que todos os dias permanece naquelas paragens, em busca do transporte, sendo por isso, vítima constante dos bandidos.
“A segurança pública neste local é muito preocupante, devido aos constantes roubos que acontecem, sobretudo no período nocturno. Quando o táxi está difícil, agravado com a falta de policiamento, somos alvos fáceis dos bandidos que usam sempre arma branca para molestar as pessoas”, denunciou, revelando que, recentemente, perdeu a carteira de bolso, onde continham os seus documentos pessoais, e de 35 mil kwanzas.
“Fui ameaçado com um facão, para o caso de pedir socorro”, lembrou.
Madalena Simão explica que muitas vezes os criminosos são mulheres que puxam as perucas nas cabeças das outras mulheres, e os rapazes fazem a cobertura, ameaçando as vítimas com facas.
"Das 18 horas em diante é muito perigoso apanhar o táxi nestas paragens", avisou.
Questionados sobre o posicionamento da polícia local, os utentes contaram que os agentes da polícia são vistos apenas no período da tarde.
“Pedimos que a polícia se faça presente durante a noite para nos acudir”, rogaram.