Marginais saídos do Cazenga, Sambizanga e Paraíso impõem ‘recolher obrigatório’ no distrito do Sequele
Moradores do Bairro 30 (Caope Casas Novas) e do Ponto 3, distrito urbano do Sequele, município de Cacuaco, clamam por intervenção das autoridades policiais, no sentido de se controlar a onda de assaltos com recurso à mão armada, realizado todos os dias por meliantes.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
No bairro 30, contam os moradores, os assaltos acontecem em quase todos os sectores, sobretudo nas zonas do Mbembua, Mafongo e das Madres, onde os moradores estão a abandonar as residências.
Na madrugada de sábado, 17, do mês em curso, por exemplo, por volta da 01 hora e 30 minutos, um cidadão identificado apenas por 'Barba Branca', residente no bairro 30 (Caope Casas Novas), rua dos Camazes, zona do Cauango, foi assassinado com disparos de arma de fogo, durante assalto a sua residência.
Ana Maria, moradora do referido bairro, cuja casa também foi assaltada, descreveu ao Na Mira do Crime que o ataque dos bandidos teve início na residência do malogrado, e mais tarde os meliantes rumaram para a sua casa, onde feriram com disparos de arma de fogo o cidadão Domingos Felipe, militar das Forças Armadas (FAA), seu esposo.
"O meu vizinho apercebeu-se que a casa estava a ser arrombada, escapou pela janela e os bandidos perseguiram-no com tiros, ele deixou família, os marginais depois voltaram e carregaram tudo que havia em casa, como a casa é de chapa, eles abriram com catanadas", denunciou.
Durante a acção, o militar foi agredido e depois alvejado com disparo de arma de fogo.
"Feriram a cabeça do meu marido com catana, e depois contra o peito e o ombro dele; levaram telemóveis, botija de gás e 57 mil Kwanzas”, explicou.
No bairro Ponto 03, o quadro é o mesmo. Os moradores dizem que os marginais tomaram o comando da situação, principalmente no sector 06.
Uma cidadã que não quis ser identificada, e que já foi vítima de assalto, explicou que, mais de 15 bandidos arrombaram a sua residência.
“Os bandidos eram mais de 15, bateram a porta com ameaças de morte, com medo, abri. Entraram dois bandidos com arma, um com catana e outro com marreta; exigiram dinheiro e eu disse que não tinha, então tiraram a TV plasma, o descodificador, a botija de gás e dois mil kwanzas que estavam entre as roupadas da minha bebe”, contou.
Na sequência, a residência de um cidadão estrangeiro, dono de uma cantina foi assaltada, tendo sido alvejado na região da perna.
Os bandidos ficam no Mafonga, são jovens que fugiram do bairro Paraíso, Cazenga, Sambizanga com bastante histórico criminal; a falta de policiamento, permite que os bandidos tomem o controlo do bairro, disseram os moradores.











