Roubou motorizada, dinheiro e telefone: 3º Subchefe da Polícia detido por roubo qualificado com recurso a arma de fogo
O Terceiro Subchefe da Polícia Nacional, de nome Alberto Sango Beto, de 52 anos de idade, foi detido na tarde do dia 24 de Setembro do ano em curso, pela prática do crime roubo qualificado com recurso a arma de fogo, do tipo pistola, (apreendida) onde foi vítima o moto-taxista identificado como Lussamo Francisco, de 28 anos de idade.
Por: Ngunza Chipenda
Segundo dados em posse do Na Mira do Crime, o facto ocorreu no dia 19 de Setembro, na província do Uíge, quando o acusado interpelou o moto-taxista, alegando que pretendia usufruir dos seus serviços.
O polícia pediu que fosse transportado até ao município de Maquela do Zombo, no entanto, no percurso, sacou a arma de fogo, do tipo Macarov, e anunciou o assalto.
Após efectuar um disparo para intimidar o jovem, apossou-se de 900 mil kwanzas que estavam em posse da vítima, um telemóvel de marca TECNO, e a sua motorizada, tendo de seguida colocado-se em fuga.
Nas primeiras horas do dia seguinte, a vítima deslocou-se ao piquete do SIC, onde apresentou queixa.
Quatro dias depois, (dia 24) o polícia foi reconhecido pela vítima, que rapidamente accionou às forças do SIC, que desdobraram-se numa rápida micro-operação que culminou com a detenção do acusado.
O Na Mira sabe que foi possível recuperar 120 mil kwanzas em posse do suspeito, a motorizada, o telemóvel e a arma de fogo do tipo Macarov, com número invisível, contendo várias munições.
O foi presente ao Juiz de Garantia que legalizou a sua detenção.