"Clonadores" de muticaixa furtaram mais de 17 milhões de ķwanzas a um cidadão indiano
O Serviço de investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes contra o Património, procedeu a detenção de três indivíduos com idades entre 23 e 30 anos de idade, por envolvimento no crime de furto de cartões multicaixa nos ATM.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
Os implicados aproveitavam-se dos cidadãos que solicitavam ajuda durante o levantamento de dinheiro no ATM e, na ocasião, memorizavam o código PIN e, de seguida, trocavam os cartões multicaixa.
Segundo o Porta-voz do SIC-GERAL, Superintendente -chefe Manuel Halaiwa, os implicados foram detidos na via pública, no distrito urbano do Zango, em posse de vários cartões multicaixa.
"Em posse dos indivíduos foram encontrados 45 cartões multicaixa de diversos bancos. Faziam-se as filas dos ATM a espera de pessoas com necessidade de ajuda durante o levantamento de dinheiro, e no momento exacto trocam os cartões", informou.
A detenção foi realizada mediante uma participação criminal feita no dia 07 do pretérito mês de Setembro de 2024, por um cidadão de nacionalidade indiana.
"O cidadão foi vítima do acto numa das agências do Banco BIC, na zona da Cuca, nos três prédios, quando pretendia efectuar o levantamento de dinheiro", informou.
Tendo dificuldades na introdução do cartão na ranhura do ATM, terá solicitado ajuda aos implicados, que efectuaram a troca do cartão.
"Aproveitaram-se da oportunidade, trocaram o cartão e dirigiram-se a alguém com TPA onde retiraram 17 milhões e quinhentos e sessenta mil Kwanzas, tendo pago 30 por cento do valor ao proprietário do TPA", contabilizou.
Mediante investigação, continuou o oficial, foi possível deter os elementos e posteriormente foram presentes ao Ministério Público.
"Foi possível deter os indivíduos mediante mandante de detenção, no dia 28 de Dezembro e vão agora ser presentes ao Ministério Público na presença de um Juiz de Garantias para serem responsabilizados criminalmente pelos seus actos", explicou.