Brasileiro transporta mais de 4 Kg de Cocaína do Brasil para Angola para ganhar 1 milhão e 500 mil kwanzas
Um cidadão estrangeiro, de nacionalidade brasileira, de 35 anos, auxiliar de cozinha, foi detido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por Tráfico de Droga do tipo cocaína.
Por: Belchior Resende
A droga estava dissimulada nas regiões torácica e abdominal, bem como nas caneleiras (região do joelho) fita-coladas com fita adesiva.
Segundo o Porta-voz do SIC-Geral, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, o cidadão foi detido após o desembarque em território nacional, proveniente da República Federativa do Brasil, Estado de São Paulo, cidade de Guarulhos.
"Mediante uma avaliação técnica feita pelo SIC, foi possível prever que o indivíduo apresentava características de mula, pelo que, foi interpelado e posto ao RX e detectou-se a substância escondida, e, por via do teste clorimétrico provou-se tratar-se de droga do tipo cocaína, com o peso de 4, 935 kilogramas", informou.
Mediante as investigações, foi descoberto que o implicado terá sido recrutado a partir de Manaus, no Brasil, por meio de um mandante de nacionalidade brasileira que, primeiramente, o encaminhou para um hotel na cidade de Guarulhos, onde permaneceu durante 27 dias a ser preparado para o acto de entrega em Luanda.
"O detido é consumidor de cocaína há 10 anos e com muita experiência como mula", sublinhou.
Caso fosse bem sucedido, de volta ao Brasil, o acusado teria a recompensa de 10 mil Reais, o equivalente a 1 milhão e 500 mil kwanzas.
Halaiwa avançou que o implicado já foi presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias que aplicou a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
"Já tem a condução para uma das unidades penitenciarias num dos estabelecimentos prisionais do território angolano", garantiu.