Tem 17 anos: Capturado marginal “The Best” que furtou meios avaliados em mais de 1 milhão e meio de kwanzas do colégio Aliança do Saber
Um criminoso identificado como Osvaldo Castro Miguel, conhecido no mundo do crime por “The Best”, de 17 anos de idade, residente no bairro Catinton, distrito urbano do Golf, município do Kilamba kiaxi, líder do grupo “A Bué de Táxi”, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), pela prática do crime de furto qualificado e associação criminosa.
Por: Cambuta Vieira
O SIC apresentou o acusado na manhã destas segunda-feira, 06, depois de, no pretérito dia 22 de Dezembro de 2024, The Best ter assaltado, no Nova Vida, o colégio acima mencionado, onde levou 10 computadores de marcas diversas, com os carregadores, um retroprojector, uma garrafa de gás butano e refrigerantes.
Falando a imprensa, o Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, Porta-voz do SIC em Luanda, informou que o indivíduo, de forma sorrateira, na companhia dos seus comparsas, dirigiam-se ao colégio e subtraíram os meios avaliados em mais de 1 milhão e 650 mil kwanzas.
“No primeiro assalto, ele foi directamente a cantina do colégio, onde subtraiu a botija e diversos refrigerantes, após fugir, foi interpelado por guardas de uma outro estabelecimento e, sem saberem a proveniência dos meios, retiveram e soltaram o elemento”, explicou.
Não satisfeito, passado algumas horas, o indivíduo regressou ao colégio em busca de outros meios, e foi detido em flagrante.
“Foram recuperados com ele a botija de gás, cinco computadores e 07 carregadores, diligências estão a ser feitas para se achar os comparsas e os restos dos computadores que estão a falta”, confirmou o oficial.
“The Best” foi presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia, tendo sido determinado a medida de coacção mas agravosa, prisão preventiva.
O porta-voz alertou aos vigilantes a estarem mais atentos com os seus serviços, não só nas instituições que guarnecem, mas também em todo perímetro em volta, de forma a evitar casos idênticos.
Por sua vez, o director do colégio, José Miguel António Lourenço, disse ao Na Mira do Crime que e o colégio já sofreu um outro assalto, sendo este o segundo assalto.
“Tudo está orçado em 1 milhão 650 mil kwanzas, felizmente conseguimos recuperar alguns computadores, a polícia garantiu que vai continuar a trabalhar para recuperar os meios em falta, isso é muito bom para nós, é sinal de que a polícia não está a descansar", agradeceu.