SIC-Luanda detém "Lobá" e pares que alugavam arma de fogo para realizarem assaltos na Maianga
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Municipal da Maianga, deteve, recentemente, três cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 20 e 24 anos implicados nos crimes de Associação Criminosa e roubos qualificados nos bairros Prenda e Sagrada Esperança, município da Maianga
Por: Kihunga Bessa
De acordo com porta-voz do SIC- Luanda, Superintendente-Chefe Fernando Carvalho, os implicados estão envolvidos em crimes de roubos qualificados no interior de residências e na via pública, salientando que estes visavam como maior precisão os artigos domésticos, como botijas de gás butano e televisores-plasma e bens pessoais como fios e anéis de ouro, cartões multicaixa, valores monetários, dentre outros.
"Depois de roubados, eram comercializados na via pública por transeuntes, e os valores monetários resultantes dessas vendas eram usados para conviverem com as suas amantes", informou.
Segundo o oficial de comunicação do SIC- Luanda, os indivíduos tinham como preferência de actuação as zonas do Prenda e Sagrada Esperança naquele município, em horários que lternam entre as 19 e as 03 da manhã.
Acrescentou que das investigações realizadas pelo SIC apuraram que eles actuam normalmente em uma composição de sete elementos, quatro dos quais foragidos, tendo avançado que eles realizavam assaltos de forma dirigida e apeada e estavam sempre munidos de duas armas de fogo do tipo pistola de marca Star e outra de marca Mini-Uze, com o respectivo carregador contendo 10 munições. Esta última era fornecida por um segurança, por aluguer, no valor de 30 mil kwanzas", revelou, realçando que o segurança foi detido com os demais e posto em liberdade pelo Juiz de Garantias sob termo de identidade e residência.
Quanto aos outros dois, consta dos registos que, no passado, já foram detidos pela prática de vários crimes, com penas que alcançam os dois anos de prisão efectiva na comarca de Viana. Por isso, estão os dois elementos privados de liberdade por pronúncia do Juiz de Garantias, e que diligências prosseguem para que alcance os outros indivíduos foragidos.
Miguel Muanda, uma das vítimas, conta que no dia 06 do mês em curso, foi agredido e assaltado por elementos detidos quando se encontrava numa festa no bairro Prenda, rua da MG em que os mesmos invadiam. "Era grupo grade e munido de armas de fogo e brancas no intuito de invadirem a festa", informou.
Acrescentou que teme pela vida pelo facto de uns dos autores do crime estarem foragidos e que, por serem vizinhos, é ameaçado a não circular no bairro sob pena de se “arrepender”.
Já o jovem considerado altamente perigoso "Lobá", com sorriso no rosto e confiante que vai ser solto como tem sido hábito, à nossa reportagem, avançou que no dia da acção não esteve no local e não deixaria que a vítima fosse agredida e assaltada por ser seu afilhado. "Ele é meu afilhado, sabe bem que eu não cometo esses crimes pequenos porque o meu ‘babulo’ é rijo", afirmou.
Questionado sobre o tempo em que está no mundo do crime, “Lobá” desconhece quantos crimes já cometeu, mas lembra apenas que está neste mundo desde seus 13 anos e hoje está com 20 anos de idade. "Estou há muito tempo, mas nunca matei ninguém ", confessou.











