Moradores da zona do ISTA preocupados com o nível de assaltos na via pública
O nível elevado de assaltos na via pública na zona do ISTA, no município dos Mulenvos, criou um estado de insegurança aos moradores, principalmente na zona do Cruz Linda e Santa Pombo, a ponto dos moradores serem privados da livre circulação naquela circunscrição.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
As denúncias foram feitas pelos moradores ao Na Mira do Crime, indicando que nas primeiras horas da manhã e às noites os marginais agrupam-se e começam os ataques.
A jovem Tânia, moradora da centralidade do Kalawenda, explicou que os assaltos começam no período da manhã, começa entre às 04 e 06 horas, momento em que os citadinos se dirigem aos locais de trabalho. De noite, começam por volta das 21 horas.
"Ali na rua direita do ISTA ao Cruz linda, passando pelo matagal das obras abandonadas do hospital, os bandidos ficam escondidos nos arbustos; na rua do Sanza Pombo, desde os contentores da lixeira até ao bar do Camy, também conhecido como bar da Nax, se passares aí é como se estivesse a entregar a vida ao diabo", alertou.
Núria (nome fictício), residente na rua da Chandala, avançou que, de noite, a partir das 21 horas, os donos de estabelecimentos comerciais são obrigados a encerrar as portas.
"Os rapazes ficam no bar do Camy a controlar quem passa, o melhor é não tentar passar porque podes ser gravemente ferido", aconselhou.
Alguns dizem que os principais suspeitas sejam rapazes que recolhem objectos em contentores de lixo no Cruz Linda, “mas todos sabemos, os assaltantes são mesmo filhos daquela área, infelizmente as mães protegem e, para evitar represália, às pessoas preferem olhar e calar", explicou.











