11 marginais encarcerados: SIC-Luanda faz ‘limpeza’ em Viana
A Delegação do Ministério do Interior, em Luanda, por intermédio do Serviço de Investigação Criminal, apresentou, esta segunda-feira, 25, no Comando Municipal de Viana, 11 cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 17 e 57 anos, envolvidos nos Crimes de Associação Criminosa, Roubo Qualificado de Viatura, Homicídio Qualificado, Furto Qualificado de Placas Electrónicas, fabrico, tráfico, detenção e alteração de armas e munições e agressão sexual a Menor de idade.
Por: Ngunza Chipenda
Este jornal sabe que o acto é corolário de um trabalho que vem sendo realizado de modos a combater actos criminais que prejudicam a segurança dos cidadãos.
HOMICÍDIO QUALIFICADO EM RAZÃO DOS MEIOS (Arma Branca).
Este crime ocorreu por volta das 20horas do dia 16 Julho do ano em curso, no Distrito Urbano do Zango, Bairro Zango 4 (Luanda Limpa), Rua 16, no interior de uma residência, em que foi vítima o cidadão nacional que em vida atendia pelo nome Lothe Ngongo Kua, de 69 anos de idade.
O crime ocorreu quando a vítima deslocou-se à casa do homicida, de 57 anos de idade, para cobrar uma divida de 2 mil kwanzas.
Na residência do devedor, não houve consenso e começou uma briga entre ambos. Para pôr termo a situação, o acusado decidiu segurar numa catana e golpear a vítima na cabeça, tendo sucumbido horas depois numa unidade hospitalar.
NA MESMA TIPICIDADE CRIMINAL, mas com uma faca de cozinha, foi vítima com golpes no pescoço e da coxa, o cidadão que em vida atendia pelo nome Gaspar João Fausto.
Neste caso, que ocorreu na tarde do passado dia 18 de Julho do ano em curso, no Distrito Urbano da Estalagem, Bairro Km 12/A, Rua do Mercado da Guarita, Via Pública, o malogrado estava envolvido em grupo de rixas entre duas Associações Criminosas nomeadamente “OS DIFERENTES DA CLÉ”, em que a vítima fazia parte e “OS NAMORA” em que fazem parte os ‘04’ cidadãos acusados de assassinar o jovem.
No mesmo dia, não satisfeitos com a acção criminosa e desumana, os 4 bandidos e os seus comparsas foragidos, vandalizaram meios públicos usando para o efeito catanas, paus e pedras.
Ainda na manhã desta segunda-feira, foram apresentados ao público (39) placas electrónicas recuperadas, todas furtadas em várias viaturas, cujo fio da investigação partiu do furto de uma viatura de marca Hyundai, modelo Accent, cor cinzenta no dia 21 Junho, na Centralidade do Zango 5.
Nesta ordem, um cidadão de 43 anos de idade, dono de um estabelecimento comercial, armazenava as placas para a posterior venda.
Foram ainda apresentados (02) cidadãos que, com outros (03) comparsas (prófugos), estão envolvidos no roubo de duas motorizadas numa residência no Bairro Tande, Rua Adão, Sector 4.
No mesmo acto, os bandidos agrediram sexualmente uma jovem de 17 anos de idade.
Estão encarcerados dois cidadãos de 29 e 38 anos de idade, que terão furtado duas viaturas de marcas Toyota, modelos Starlet e Corola, ambas já recuperadas.
Das acções, foi possível recuperar: (01) Arma de fogo do tipo Pistola (Star); (02) Viaturas; (39) Placas Electrónicas; e (01) Catana.
No aflorar da apresentação pública, o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente-Chefe, Fernando de Carvalho, informou que todos os cidadãos apresentados foram já presentes ao Ministério Público e que, a semelhança de Viana, essas acções operativas irão continuar a nível de toda extensão da cidade Capital.











