Limpeza no Kilamba: SIC captura bandidos que tiravam sossego aos moradores do distrito
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal, em Luanda, colocados na Direcção Municipal de Belas, com base no seu plano estratégico de combate a criminalidade, realizaram operações de buscas dirigidas que culminaram com a detenção de (04) cidadãos nacionais, com idades entre 20 e 23 anos, indiciados nos Crimes de Associação Criminosa, Ameaças de Morte e Roubo Qualificado de Bens diversos e de Viaturas.
Por: Ngunza Chipenda
Falando à imprensa, o Porta-voz do SIC-Luanda, Superintendente-chefe Fernando Carvalho, informou que estão detidos desde o dia 18 do mês em curso quatro cidadãos, pelo facto destes, munidos de armas de fogo do tipo "AKM", em dias alternados do mês de Agosto, Outubro e Novembro, por volta das 02horas da madrugada, no Distrito Urbano da Centralidade do Kilamba, nos Bairros Bita Progresso, Santo António e Vila Flor, terem protagonizado assaltos à mão armada.
Para o efeito, disse o oficial, escalavam os muros das residências e, já no interior destas, sob ameaças de morte, roubavam diversos bens como: Cartões multicaixas, telemóveis de marcas diversas, utensílios domésticos, perucas, mascotes, fios de ouro e prata, relógios, tv plasmam, botijas de gás butano, computadores portáteis.
Nestas acções, os marginais conseguiram roubar 800 mil kwanzas em várias residências.
Na retirada, naquela residência onde encontravam alguma viatura, roubavam-na e servia de apoio para o transporte dos bens roubados.
“Foi assim que, em duas residências, roubaram as viaturas de marca Toyota, modelo Avanza, de cor Preta e Toyota, modelo Prado, cor Marron, que após descarregarem os bens roubados, abandonavam-nas no município do Kilamba Kiaxi, nas imediações do Mercado dos Rastas”, explicou.
Destas operações, foi possível apreender uma arma de fogo do tipo "AKM", (03) TV Plasmas, uma Botija de Gás Butano, duas Alianças, um Telemóvel de marca Samsung S7, bem como a recuperação das duas viaturas.
No acto, foram entregues alguns pertences aos seus legítimos proprietários, que se mostraram bastante regozijados pelo trabalho realizado pelo SIC.