Em meio a várias dificuldades: Comandante Geral visita Direcção do DIIP para aferir prontidão das tropas
O Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário Geral Arnaldo Manuel Carlos, efectua, na manhã desta quarta-feira, 22, uma visita de trabalho à Direcção Nacional do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), onde testemunhará a imposição de patentes a efectivos e chefes de departamento daquela instituição.
Por: Kihunga Bessa
Efectivos do DIIP que contactaram o Na Mira do Crime, principalmente da Direcção Provincial de Luanda, com realce aos chefes de áreas, dizem-se injustiçados, porque até agora ostentam patentes de oficias subalternos, e são obrigados a “sentar atrás de comandantes de esquadras”, em função do princípio de hierarquia e respeito aos comandos municipais.
Nalguns municípios de Luanda, por exemplo, o Chefe de Secção do DIIP, ostentam a patente Inspector, a passo que os comandantes de esquadra ostentam patentes de Inspector-chefe e intendente, o que faz com que os efectivos do DIIP sejam rebaixados, situações que deixam desmotivados os efectivos do referido departamento.
Em função desta desigualdade, as forças do DIIP questionam a quem devem obediência, porque mesmo tendo uma direcção, ainda assim não são tidos nem achados.
Os meios de transportes, por exemplo, é um dos problemas que apoquenta o DIIP.
O Na Mira do Crime sabe que, a nível da província de Luanda, existem apenas duas viaturas para acudir a situação.
No entanto, este jornal sabe que, para além de imposição de patentes, o Comandante Geral deverá entregar alguns meios rolantes pata acudir a situação de uma das forças de investigação da Polícia, que muito tem feito para travar o alto nível de criminalidade em todo território nacional.