Angola investe 350 milhões de dólares em energias limpas
Nos últimos cinco anos, Angola investiu 350 milhões de dólares na reabilitação e modernização de centrais hidroeléctricas, com o objectivo de modernizar as infra-estruturas do país e preservar o meio ambiente.
Por: Laurentino Tchatuvela (Huíla)
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse no dia 31 de Maio, durante a cerimónia de inauguração do Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, na província da Huíla, efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, que "o aproveitamento hidroeléctrico da Matala, incluindo as centrais de Luachimo, na Lunda-Norte e do Cunje, no Bié, aumentaram a capacidade de produção de energia eléctrica e reduziram custos e emissões de gases de efeito estufa".
De acordo com João Baptista Borges, apesar dos avanços, a Barragem da Matala, ampliada em 13 megawatts, representa apenas 38 por cento das necessidades totais de consumo energético da província da Huíla.
O governante afirmou que as centrais térmicas do Lubango e Moçâmedes continuarão a operar até à conclusão da nova linha de transporte de energia que ligará Gove, Matala e Lubango, prevista para o próximo ano.