Inaugurações de infraestruras marcam comemoração do 45.º aniversário do Ministério do Interior
Foi apresentado no final da tarde desta segunda-feira, 10, no auditório do Museu de História Militar das Forças Armadas Angolanas, em Luanda, pelo ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, o programa das comemorações dos 45 anos de institucionalização do Ministério do Interior, no qual, dentre várias actividades agendadas, constam inaugurações de diversas infraestruturas que vão servir os demais departamentos que compõem o ministério.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku
Sob o lema "MININT, 45 anos, Com a experiência do passado reforcemos a unidade e o profissionalismo na garantia da ordem e segurança públicas", o governante fez saber que, as infraestruturas a serem inauguradas, ajudarão o órgão no cumprimento dos deveres a que são advogados.
“Está prevista a inauguração do Estabelecimento Penitenciário do Boma, o edifício Sede da Direcção Provincial do SIC, o Quartel dos Bombeiros e o Posto Médico da Polícia Nacional, todos na Província do Moxico, assim como as Delegações Municipais do MININT em Cambambe, Malanje, Cacuso, Lobito, Benguela e Saurimo", disse o governante.
Quanto às apostas, o titular do Interior fez saber que o ministério que dirige encontra-se a rejuvenescer, com a corporação de jovens como sinal de modernização.
"Temos a injecção de sangue jovem no Ministério do Interior, isto em todos os seus órgãos; vamos apostar na formação, temos acordos com vários países porque temos cada vez mais desafios a nossa frente", sublinhou.
Laborinho salientou, por sua vez, ser um momento bastante oportuno para juntos serem celebradas as conquistas do órgão que dirige, e lembrou com orgulho o caminho percorrido, e os desafios que se colocam na nobre missão esperada pelo país.
"Exorto a todos os efectivos da Polícia Nacional, do SIC, do SME, do Serviço Penitenciário e do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros a participarem de forma efusiva nas acções comemorativas à efeméride, com espírito de união e fraternidade", orientou.
Fizeram parte do acto membros do Conselho Consultivo do MININT, segundos Comandantes-Gerais da PNA, os Directores Nacionais do SIC, SME, SP e SPCB, bem como distintos Oficiais Comissários, superiores, subalternos, subchefes e agentes.