Executivo legaliza Fundação Jonas Malheiro Savimbi
O Executivo angolano legalizou a Fundação Jonas Malheiro Savimbi, esta segunda-feira, vários anos depois de ser requerida por familiares e amigos do líder -fundador da UNITA.
Por: Redacção
A autorização foi publicada em Diário da República, esta segunda-feira, 17, de Junho, pondo assim fim às especulações e desconfianças em relação a sua viabilização pelo Estado.
O Cartório Notarial da Loja dos Registos do Cazenga, através de Domingos Marcelino Mucuye, fez saber que compareceu naquela instituição o autorgante Aleluiah Chilala Sakaita Savimbi, que outorga, na qualidade de herdeiro, em representação dos demais herdeiros de Jonas Malheiro Savimbi, lê-se no Diário da República.
A fundação, lê-se ainda no DR, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e goza de plena autonomia administrativa e financeira. Não tem fins lucrativos, é de interesse geral e duração ilimitada.
Muito recentemente, na sequência de uma audiência que o Chefe de Estado concedeu ao ex-presidente da UNITA, Isaías Samakuva, proposto pela família de Savimbi para coordenar a Fundação, circularam rumores de que havia negociações à volta da sua legalização, sem no entanto incluir a própria direcção do partido.
Outros rumores davam conta que o Executivo, através do SINSE, estava a negociar a possibilidade de os filhos de Jonas Malheiro Savimbi escolherem entre fazer política partidária activa e trabalhar para a legalização da Fundação.
Segundo a mesma fonte, os filhos do líder histórico da UNITA terão decidido indicar alguns que se ocupariam unicamente de tratar o dossiê da legalidade da Fundação e os outros ficariam a servir o partido.