MININT em Luanda reforça-se com meios modernos por ocasião do 45° aniversário
O Ministro do interior, Eugénio César Laborinho procedeu sábado, 22, à entrega de motociclos e veículos equipados com tecnologia moderna e adaquada ao enfrentamento de dificuldades que os efectivos enfrentam no exercício das suas funções.
Por: Alfredo dos Santos Talamaku e Cambuta Vieira
Os meios foram entregues durante o acto central alusivo ao 45° aniversário do Ministério do Interior, comemorado sob o lema: "MININT- 45 anos, com experiência do passado, reforçamos a unidade e o profissionalismo, na garantia da ordem e segurança pública", cujo acto teve lugar em Luanda, no auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo de Jesus Serra Van-dúnem, que teve início com a deposição de uma coroa de flores, no princípio da manhã, no cemitério Alto das Cruzes, em homenagem aos efectivos do ministério falecidos em exercício da suas funções.
O dirigente, durante o acto, destacou as etapas de desenvolvimento da instituição que dirige, em função das mudanças socio-políticas e económicas que o país enfrentou no período pós-independência e reconheceu, o esforço de todos aqueles que durante o percurso dos 45 anos participaram na direcção do órgão.
"Os líderes souberam com sapiência e audácia, enfrentar inúmeros desafios em condições muito difíceis, demonstrando qualidades que permitiram alcançar enormes sucessos ao longo da nossa trajectória", disse.
Eugénio Laborinho referiu que o ministério que dirige observou avanços significativos pela implementação das tecnologias modernas por via do uso de equipamentos informáticos e electrónicos. "Quarenta e cinco anos depois, podemos nos orgulhar de ter um ministério do interior mais forte e resiliente, apto para responder às exigências próprias de um Estado Democrático e de Direito", avaliou.
O dirigente procedeu à entrega ao Comandante provincial da polícia nacional em Luanda, Comissário-chefe, Francisco Monteiro Ribas da Silva, vários equipamentos modernizados, dos quais, motorizadas e viaturas equipadas com meios técnicos de informática e electrónico que facilitarão a mobilidade das forças em locais de difíceis acesso, sobretudo o Serviço de Investigação Criminal (SIC) que se beneficiou de viaturas equipadas com câmeras de vigilância adaptável às circunstâncias da actividade do órgão.
Francisco Monteiro Ribas da Silva enalteceu os ganhos e experiência de todos os integrantes do MININT ao longo dos 45 anos.
"Ganhamos estratégias, experiências e maturidade, evoluímos muito no aspecto de segurança pública, sobretudo nas novas ferramentas de aplicação e implantação do policiamento de proximidade", frisou, fazendo saber que apesar dos efectivos precisarem elevar cada vez mais o nível técnico e profissional, o essencial têm estado a ser desenvolvido, para o combate a criminalidade.
"Não existe uma doutrina para se combater o crime; o necessário é diariamente fazermos estudos e análises para compreendermos o fenómeno e direccionarmos as nossas acções policiais ao problema que, muitas vezes, os recursos não são suficientes, mas com escassos recursos conseguimos resolver os problemas", realçou.