Terceiro mandato de JLO ou escolha do delfin do PR: MPLA realiza Congresso extraordinário no mês de Dezembro
O MPLA, partido que governa Angola desde 1975, agendou para o mês de Dezembro do ano em curso, o seu congresso extraordinário cujas linhas mestras serão, sem sombras de dúvidas, a questão sobre a hipótese de um terceiro mandato ou a escolha do delfin do Presidente João Lourenço, com vista a salvaguardar os seus interesses após o fim do mandato.
Por: Telson Mateus
Tido como o congresso mais importante da história do partido maioritário, ficou decidido na passada sexta-feira, 21 de Junho, durante a 10ª Reunião Extraordinária do Secretariado do Bureau Político, a necessidade da realização de um Congresso Extraordinário.
Se por um lado a questão de um terceiro mandato parece ter se tornado no assunto do momento, com o MPLA a dar o "dito pelo não dito", e do qual considera um não assunto, conforme chegou a considerar o secretário para informação dos camaradas, Esteves Hilário, a questão da sucessão de João Lourenço continua a ser um dos pontos bastante polémico no Kremlin onde, segundo analistas angolanos, há claramente uma divisão, sendo que uns integram a ala Lourencista e o "núcleo duro" ainda é claramente sustentada por discípulos de JES.
Todavia, vai ser mesmo em Dezembro onde todas estas dúvidas poderão ser dissipadas com a indicação ou não do próximo candidato do MPLA à cabeça de lista ou mesmo a clarificação sobre se o Presidente João Lourenço vai concorrer a um terceiro mandato ou não.
Luanda vai ser dividida em duas
No final da reunião, que analisou questões internas do Partido e a situação socioeconómica do País, o Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, procedeu a leitura do comunicado final, pondo em destaque os assuntos constantes da agenda de trabalhos.
Conforme apresentado em comunicado, foi apreciada a proposta da divisão política e administrativa em discussão na Assembleia Nacional, tendo sido recomendado ao Grupo Parlamentar sobre a possibilidade da criação de uma terceira província resultante da divisão da província de Luanda.
O Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA analisou o estado de preparação do 9º Congresso Ordinário da JMPLA, a realizar-se no mês de Novembro de 2024, tendo considerado positivo.
Face a aproximação do 50º aniversário da Independência Nacional, marco importante para a vida do povo angolano, cujas comemorações iniciam a 11 de Novembro do corrente ano, o Secretariado do Bureau Político concluiu a necessidade de um Congresso Extraordinário do Partido, para proceder a um balanço exaustivo dos 50 anos de Independência e recomendou aos órgãos competentes a sua convocação, nos termos dos Estatutos do Partido, para o mês de Dezembro.
Esta 10ª Reunião Extraordinária do Bureau Político do MPLA contou com as presenças da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, do Secretário-Geral em exercício, Pedro Neto, dos membros do Secretariado do Bureau Político e convidados.