Huíla - Centenas de populares no município dos Gambos emigram para Namíbia por falta de comida e água
A população da localidade do Panguelo, no município dos Gambos, província da Huíla, está a emigrar para a vizinha República da Namíbia, por causa da fome e estiagem extrema que assolam aquela região sul do país.
Por: Laurentino Tchatuvela (Huíla)
A população diz que apesar das fortes chuvas que caíram em todo país, na localidade do Panguelo, município dos Gambos, regista-se estiagem, a colheita não foi satisfatória e a fome já é uma realidade.
Este ano, o milho não germinou conforme se esperava, pelo que num agregado de 5 a 10 membros, é muito difícil conter a situação.
Esta região tem a tendência de ser afectada por secas cíclicas, causando, de grosso modo, fome, o êxodo de muitas famílias para outras localidades.
A falta de água para o consumo humano, bem como para o gado bovino e a irrigação em pequenas hortas, é uma das principais dificuldades.
O responsável da localidade do Panguelo, Feliciano Muatewa, disse que os habitantes, devido a essa situação difícil, são obrigados a emigrar para a vizinha República da Namíbia à procura de melhores condições de vida para o seu sustento.
"Precisamos apoio do Executivo no sentido de colmatar esta dificuldade assim como travar a saída de jovens para outras paragens", apelou, sublinhando que a população da localidade do Panguelo depende somente da criação de gado bovino, caprino, suíno, aves, bem como da prática da agricultura de subsistência.
Panguelo dista a 35 Km da sede municipal dos Gambos, com uma população estimada em 4.442 habitantes.