Quem faltar leva multa: Novo corpo directivo da Ordem dos Advogados convoca associados para analisar contas do exercício anterior e aprovar novo orçamento
A Ordem dos Advogados de Angola (OAA) realiza na manhã desta sexta-feira, 16, a primeira Assembleia Geral Ordinária desde que o novo elenco directivo tomou posse. Contudo, um facto curioso salta à vista: "o advogado ou advogada que faltar ao conclave vai pagar uma multa".
Por: Telson Mateus
A Assembleia Geral Ordinária da OAA, um encontro que vai juntar advogados e advogadas do País acontece a partir das 09:30, no Edifício Michael L. Kennedy, sito ao Largo das Escolas em Luanda.
Segundo apurou o NA MIRA DO CRIME, o conclave convocado pelo Bastonário e Presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola, José Luís Domingos, vai abordar vários pontos, cujo realce recai para a apresentação das contas do exercício anterior e a aprovação do orçamento do presente exercício.
Tratando-se de um evento de participação obrigatória, cuja ausência injustificada constitui infracção e sujeita o infractor ao pagamento de multa, os profissionais da classe são chamados a aderir em massa, permitindo um maior e melhor envolvimento com a classe e consequentemente com os assuntos correntes desta, entre desafios e principais constrangimentos inerentes ao funcionamento e expansão dessa que é a patrona das ordens profissionais em Angola.
Embora estejamos numa era em que as tecnologias de informação fazem toda a diferença e os constrangimentos para aceder algumas plataformas digitais ainda é um 'bicho de sete cabeças, pela fraca cobertura destes serviços ao nível do País, na nota a que este portal teve acesso, os advogados e advogadas foram chamados a inscreverem-se no link disponibilizado para o efeito (https://www.oaang2.org/assembleia-geral-2024), sem no entanto, lhes ter sido indicado uma outra alternativa para tal.
De resto, segundo os associados da Ordem dos Advogados de Angola contactados à respeito, esta é a primeira vez que uma Assembleia Ordinária deste órgão ocorre em que os 'faltosos' deverão pagar uma multa por se terem ausentado deste evento sem justificação.
Importa referir que o novo Bastonário e Presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola, José Luís Domingos, foi bastante aclamado após a sua eleição demonstrando assim, que era o candidatura mais cotado para ocupar este cargo que, muitas vezes, deve chocar com os políticos, Procurador-Geral da República e até mesmo os tribunais quando o exercício da advocacia e os direitos dos cidadãos é colocado em xeque.