Angola é o país que mais recupera activos em África - Hélder Pitta Gróz
O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, disse na semana finda, em Luanda, no acto de tomada de posse de 175 novos magistrados do Ministério Público, que Angola é dos países do continente africano que mais recupera activos.
Por: Telson Mateus
O também presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, reconheceu haver algumas insuficiências no órgão que dirige, mas justificou que nem tudo depende da PGR.
"Algumas anomalias dependem da DIIP e dos Juízes de garantias que trabalham na instrução preparatória dos processos", acusou.
Pitta Gróz disse ainda que a recuperação de alguns activos de Isabel dos Santos, dependem da decisão do Tribunal, depois de o processo transitar em julgado.
De acordo com a PGR, foram retirados do erário público mais de 100 mil milhões de dólares em activos financeiros e imóveis.
No entanto, no âmbito do combate a corrupção, ainda não foram recuperados sequer 50% destes activos, em que alguns arguidos continuam foragidos do país, enquanto outros aguardam por julgamento.
Todavia, o empossameto deste número considerável de novos magistrados constitui, segundo o responsável máximo da PGR, um marco histórico nos 45 anos da Procuradoria-Geral da República.