Direcção de Infra-estruturas e Ordenamento de Cacuaco acusada de sonegar despacho do administrador municipal
Luzia Francisco Inácio, de 72 anos de idade, residente do bairro Vila das Aldeias, nos arredores do Distrito Urbano do Sequele, acusa a secção municipal de Infra-estrutura e Ordenamento do Território, em Cacuaco, de supostamente estar a barrar um despacho de direito de cedência de terra a seu favor, exarado pelo Administrador Municipal, Auxílio de Oliveira Martins Jacob.
Por: Cambuta Vieira
"Dei entrada dos documentos na administração municipal, no dia 08 de Novembro de 2023, com o registo número 12.837, sendo depois despachado pelo administrador Auxílio Jacob, no dia 22 de Novembro de 2023 e, a posteriori, foi encaminhado à secção de Infra-estrutura e Ordenamento do Território, onde o processo se encontra estagnado, até então, sem nenhuma resposta", contou.
De acordo com a anciã, o espaço está localizado no Distrito do Sequele e tem uma área de 404 metros de comprimento e 40 de largura, sendo que, a mesma adquiriu o espaço no ano de 1986.
Por outro lado, a idosa de 72 anos, salientou que foi aconselhada por um funcionário da administração, no intuito de envolver, neste processo, entidades a nível do município de Cacuaco para auxiliarem na resolução do assunto.
"Nessas coisas de terreno é bom sempre colocar alguém que tem cargo elevado a nível do município, a fim de facilitar, se não queres perder o terreno", recomendou.
"Eu me pergunto como fica, uma vez que eu tenho a documentação toda e o administrador deu o despacho bem rápido. Porquê desse baile todo?", indagou.
"O senhor Geny e o Conceição estão a travar o processo propositadamente a nível dos seus gabinetes, disso não tenho dúvidas", presumiu, tendo concluído que por causa dessa demora toda, os invasores podem apropriar-se do espaço, uma vez que são apadrinhados por "peixes grandes" a nível da estrutura do município de Cacuaco e não só.
"Assim, nós como camponeses, ficamos sem saber o que fazer", desabafou.
A equipa de reportagem deste Jornal deslocou-se até à administração municipal de Cacuaco, propriamente ao gabinete de Infra-estrutura e Ordenamento do Território, no dia 13 do mês em curso, a fim de contactar o responsável da secção que, na altura, encontrava-se reunido.
No entanto, em busca da versão da referida instituição, regressou, outra vez, no dia 15, por volta das 11 horas e 30 minutos, na administração municipal no intuito de ouvir a direcção visada e, posteriormente, um técnico da instituição, identificado por José Cabeto Tchipoco, informou que o responsável não se fazia presente desde as primeiras horas daquele dia.