O Cancro: Adriano Mendes pede apoio ao PR no combate ao contrabando de combustível no Zaire
O Governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, pediu apoio ao Presidente da República, João Lourenço, a sua intervenção directa no combate ao contrabando de combustível naquela província, no que apelidou como sendo o cancro de todos os problemas.
Por: Belchior Resende
Adriano Mendes, aclarou que a província que governa tem recebido camiões de combustíveis todos os dias, mas, passadas algumas horas, as bombas de combustíveis ficam sem o produto, deixando centenas de automobilistas em grande filas para encherem os depósitos dos seus veículos.
Adriano apontou grupos bem organizados como estando por detrás destas práticas, que quando se vêem encurralados, viram baterias contra o governo local, espalhando inverdades nas redes sociais.
O governante pediu ao chefe de Estado que se montem scanners e balanças na província, para fiscalizar todo tipo de mercadoria que passam pelas estradas de Mbanza Kongo e arredores, sendo o principal ponto de passagem para troca de mercadorias, entre Angola e RDC.
O Presidente da República, João Lourenço, trabalha hoje na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, com o objectivo de avaliar “in loco” o andamento de projectos de impacto sócio-económico na região, com destaque para as obras do Hospital Geral local.
O PR está em visita de trabalho de algumas horas, e reuniu todos os membros do seu governo.
Milhares de litros de combustível têm sido apreendidos pelas autoridades locais, numa autêntica caça entre o gato e o rato, tudo porque na República Democrática do Congo o preço é vendido a alto preço.