Em apoio ao Presidente João Lourenço: 'MPLA promove marcha contra o próprio MPLA'
O MPLA em Luanda, sob a orientação de Manuel Homem, membro do Bureau Político e Primeiro Secretário Provincial do partido na capital do País, anunciou a realização de uma marcha no próximo sábado, 07 de Setembro de 2024. A iniciativa, coordenada pelo Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA em Luanda (CPPL), visa expressar apoio ao líder do partido, Camarada João Lourenço, e a nova Divisão Político-Administrativa da Província de Luanda.
Por: Telson Mateus
Num comunicado enviado ao NA MIRA DO CRIME, o Comité provincial de Luanda, repudia alguns órgãos de comunicação social, com realce aos que actuam nas plataformas digitais de referirem que a marcha é contra os membros do partido no poder que estão a promover "a indisciplina e a divisão interna".
Segundo tais publicações, cujos nomes não são citados no comunicado do MPLA em Luanda, a marcha visa protestar ainda os que atentam contra o mandato do Presidente do partido, João Lourenço, semeando a discórdia no seio da organização política que governa o país desde 1975.
"Esses indivíduos foram identificados pelo líder do MPLA e a mobilização visa reforçar a unidade e coesão dentro do partido", diz um suposto comunicado, entretanto, desmentido pela direcção de Manuel Homem, que apela aos comités municipais do MPLA em Luanda para aderirem à marcha, destacando a importância de demonstrar "solidariedade e lealdade ao líder" e aos princípios do partido.
Segue-se o Comunicado do Secretariado da Comissão Executiva do MPLA em Luanda
COMUNICADO
O Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda tomou conhecimento, através das plataformas digitais, de uma alegada convocatória orientada pelo 1.º Secretário Provincial do MPLA em Luanda, contra os indisciplinados, divisionistas, discórdia e desunião no seio do Partido.
O Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda considera falsas as informações veiculadas, sendo que o MPLA continua a primar pela união, coesão interna e pelo respeito aos valores democráticos que sempre orientaram a maior força política de Angola.
O Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda repudia, com firmeza, a tentativa de rotular aqueles que, dentro do espírito democrático e pluralista, manifestam informações falsas que comprometem o ambiente saudável e de fortalecimento do glorioso MPLA.
Diante dessa triste e condenável situação orquestrada pelos nossos adversários políticos, o Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda apela à serenidade e à urbanidade dos nossos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, bem como a uma postura cívica, participativa e patriótica com vista à construção permanente de uma Angola próspera para todos.
O Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda considera que é prática recorrente dos adversários políticos promoverem a confusão na opinião pública, a discórdia interna, com vista a facilitar os seus intentos de fomentar a instabilidade e o alcance do poder político.
Apesar da tentativa de confundir a opinião pública sobre a marcha de apoio ao Líder do Partido, Camarada Presidente João Lourenço, e a nova Divisão Político-Administrativa da Província de Luanda, o Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda exorta todos os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA em Luanda a participarem massivamente em todos os municípios para, uma vez mais, demonstrarmos a grandeza e a vitalidade do glorioso MPLA.